Pimentel mobiliza 2 mil em ato que marca “Arrancada da Vitória”

Fernando Pimentel lidera com 43% das intenções de votos, com abriu 20 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o tucano Pimenta da Veiga

Fotos: Fernando Cavalcanti

Cerca de 2 mil militantes compareceram ao ato candidato ao governo de Minas pelo PT, Fernando Pimentel, na noite de terça-feira (16), empolgados pelos números divulgados pelo Ibope, que colocam o candidato do PT, na liderança com 43% das intenções de votos. Pimentel subiu 6 pontos percentuais em relação a última pesquisa, e abriu 20 pontos de vantagem para o segundo colocado, o tucano Pimenta da Veiga, que obteve 23% das citações.

O petista comentou o resultado da pesquisa antes do ato com a militância. “Mais uma vez, ficamos felizes com o resultado das pesquisas, que mostram que os mineiros e as mineiras aprovam nossas propostas e querem uma campanha propositiva e sem baixarias. Ficamos honrados com esse reconhecimento” comemorou. Se os números se consolidarem nas urnas, Pimentel pode ser eleito já no primeiro turno.

O ex-ministro conclamou que a militância intensifique o corpo a corpo e elogiou o engajamento dos aliados na campanha. “Olhem que campanha bonita, gente. Que diferença do lado de lá. O lado de lá é só ódio, é só agressão, é só ressentimento, é só medo. Fazendo terrorismo com nossos prefeitos, com nossos candidatos, com nossos parlamentares. Ameaçando as pessoas, mentindo descaradamente, até nos seus programas de televisão e de rádio. Aqui é só alegria, só verdade, só a luz da verdade iluminando a nossa campanha”, afirmou, sob aplausos.

A herança de 12 anos das gestões do PSDB em Minas Gerais, também foi alvo das criticas do petista, que citou o exemplo da cidade de São Francisco. “O que chegou a Minas veio do governo federal. E assim mesmo eles trocaram de nome para tentar se apropriar. O Luz pra Todos virou Luz de Minas, o Rede Cegonha virou Mães de Minas, o Minha Casa Minha Vida virou Lares de Minas. E assim eles vão trocando o nome, achando que o povo é bobo”, disse.

Pimentel ressaltou os investimentos federais feitos em Minas Gerais, como o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o Mais Médicos, que atende 100% da demanda solicitada ao Ministério da Saúde. Segundo relatório divulgado no mês de abril, 1.208 médicos do programa, atuam no acompanhamento de 4,1 milhões de mineiros.

Ao final do evento, o candidato a vice-governador, Antônio Andrade (PMDB), fez um chamamento a militância. “Agora cada um vai voltar para sua cidade e vamos trabalhar para vencermos a eleição. O PSDB trata esse estado com desprezo. Vamos devolver Minas para os mineiros” pediu o peemedebista.

Corroborando com o vice-governador, o candidato ao Senado, pela coligação “Minas Pra Você”, Josué Alencar (PMDB), falou do seu sentimento nesta reta final de campanha. “Sentimos uma energia de esperança, de alegria, de que dias melhores para o estado estão chegando” finalizou.

Nas redes sociais, Pimentel aproveita para defender o seu projeto de urbanização e moradia para o país, baseado no Vila Viva, que implantou com sucesso quando prefeito de Belo Horizonte. A ideia é replicá-lo nas cidades do interior. Durante caminhada na Vila São José, na região Noroeste de BH, o petista disse que irá auxiliar os municípios na elaboração dos projetos para implantar o maior programa de urbanização de vilas e favelas do país – se eleito.

Pimentel lamentou o fato de linhas de crédito disponibilizadas às prefeituras pelo governo federal serem subutilizadas, por não terem os municípios equipe técnica para elaboração de projetos. Sem isso, prefeitos não conseguem apoio do governo estadual para a captação de recursos. “O governo do estado pode e deve ajudá-los a fazer os projetos e obter recursos federais. O governo de Minas nunca se dispôs a fazer isso, pelo contrário, quando podia atrapalhava”, afirmou.

 

Por Marcos Paulo de Lima e Márcio Morais, da Agência PT de Notícias

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast