Pimentel tem plano para direitos humanos

Programa prevê apoio à diversidade, à participação social do público LGBT e a criação do Sistema Estadual de Direitos Humanos

Uma reunião plenária da coordenação de campanha do candidato petista ao governo de Minas, Fernando Pimentel, apresentou a proposta relativa aos direitos humanos para o estado de Minas Gerais nos próximos anos, na noite de quinta-feira (18).

O documento lista 13 pontos do programa do candidato, entre os quais a criação do Sistema Estadual de Direitos Humanos e do Sistema de Proteção aos Direitos Humanos, além de medidas para aprimoramento do sistema prisional do estado e estabelecimento de um programa de educação em direitos humanos.

O programa também prevê o apoio à diversidade e à participação social do público LGBT, bem como uma discussão sobre profissionais do sexo e a aproximação e inclusão dos povos ciganos na promoção e fortalecimento dos direitos humanos no estado de Minas.

Em suas manifestações anteriores sobre o assunto, o candidato da coligação ‘Minas pra Você’ se comprometeu a promover a igualdade racial e a redução da pobreza e violência. Para isso, defende a integração de esforços das diversas secretarias e órgãos estaduais, bem como a abrir canais diretos de comunicação com a sociedade.

Negros – Pimentel avalia que, em 10 anos, o número de homicídios de jovens negros em Minas Gerais aumentou 64,8%, de 2002 a 2012, segundo dados recentes divulgados pelo Mapa da Violência, com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo período, São Paulo reduziu este tipo de crime em 62,5% e o Rio de Janeiro em 45,5%.

“Minas precisa de um governador com maior sensibilidade social, com um olhar especial para os jovens negros e as jovens negras mineiras. Precisamos de uma política de igualdade racial. Não teremos superado totalmente o racismo e reparado nossa dívida histórica com a população negra enquanto os índices de homicídio forem tão alarmantes quanto esses”, defendeu Pimentel.

Para ele, é preciso assegurar aos jovens negros do estado oportunidades iguais de crescimento na vida, por ser também “um dos elementos para a superação do racismo. Por isso, vamos investir em mais em educação, em ensino técnico, em espaços culturais e de convivência, em esportes”, disse Pimentel.
Por Márcio Morais, da Agência PT de Notícias