Plano de Emprego e Renda: mais vagas no mercado de trabalho

Empregos Já, um dos tópicos do documento, detalha com precisão todos os caminhos para combater o desemprego, hoje em níveis alarmantes diante do trágico desgoverno Bolsonaro

Pedro Ventura/Agência Brasília

Diante do fracasso do atual governo na recuperação da economia do país, o PT decidiu assumir o protagonismo para ajudar o Brasil a voltar a crescer. Enquanto Bolsonaro se preocupa em falar bobagens e acabar com a aposentadoria do trabalhador, o Partido dos Trabalhadores apresenta o Plano Emergencial de Emprego e Renda.

Durante 13 anos de governo, o partido sempre teve como um de seus pilares a geração de emprego e a distribuição de renda para a população, fórmula que resultou em 23 milhões de vagas de emprego formal e que tirou 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza. O PT, hoje oposição, lança o programa emergencial para o Brasil. em conjunto com a Fundação Perseu Abramo. Para ajudar a recuperar a economia do país, o Plano impulsiona a criação de postos de trabalho para o povo, através do programa Empregos Já.

A meta do Programa é gerar 3 milhões de ocupações, com duração de seis meses. O custo anual estimado é R$ 18 bilhões, ou 0,3% do PIB, correspondente ao pagamento de um salário mínimo, mais vale transporte e alimentação a cada um dos participantes.

Principais pontos do programa Empregos Já

O programa Empregos Já tem como objetivo criar 3 milhões de ocupações para desempregados/desempregadas, que não estejam recebendo seguro-desemprego, estabelecendo critérios que priorizem aqueles que se encontram em situações de maior vulnerabilidade econômica e social e realizando atividades de interesse público.

Recuperação a curto prazo

As ações do programa são voltadas para recuperação urbana, rural e ambiental de curto prazo, tais como limpeza urbana, manutenção de espaços públicos, ruas e calçadas; poda e plantio de árvores, limpeza de córregos; pequenas obras de reparo, construção de instalações, especialmente em escolas e postos de saúde, manufaturas e serviços destinados ao mercado, orientação e atividades auxiliares em equipamentos públicos como postos de atendimento (saúde, INSS, CRAS).

Novas oportunidades de ocupação

O programa buscará organizar novas oportunidades de trabalho para homens e mulheres, com qualidade, visando atender as demandas crescentes relacionadas à economia do cuidado, trabalho que atende crianças, idosos e doentes.

Retomada de obras paradas com maior investimento público

O Brasil se transformou em um enorme canteiro de obras paradas ou em lenta execução. Durante o governo Dilma, o investimento público chegou a representar 1,2% do PIB. Já com Temer em 2018, s investimentos representaram somente 0,6% do PIB. Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios estima a existência de 8.239 obras totalmente paralisadas, no valor de R$ 11 bilhões, considerando todos os projetos que têm financiamento da União.

Da Redação da Agência PT de Notícias