Plano de governo para próximo mandato é concreto, diz Dilma

Em coletiva antes do debate, presidenta diz que seu plano de governo tem sido anunciado com novas metas, novos programas e previsão orçamentária

No início da noite deste domingo (28), a presidenta Dilma Rousseff, disse que, além do documento de diretrizes gerais para o segundo mandato, ela tem apresentado durante a campanha os programas que pretende criar e ampliar. “Nada meu é teórico, nada meu não é quantificado”, disse Dilma, em entrevista coletiva na noite de domingo (28).

Ela citou o programa Mais Especialidades, na área da saúde, que irá complementar o Mais Médicos. “Na área da segurança, eu lancei o modelo de segurança pública integrada, baseada na experiencia de sucesso na Copa, dos centro de comando e controle”, contou.

E os programas já em andamento terão novas metas, como as 12 milhões de vagas em cursos profissionalizantes do Pronatec e a construção de 3 milhões mínimos de novas moradias do Minha Casa Minha Vida 3,

Mais médicos – Durante a entrevista ela reafirmou a importância do programa Mais Médicos, ao lembrar os números do programa, implementado há um ano por seu governo. “Vocês devem estar lembrados de como foi difícil implantar o Mais Médicos, porque havia uma reação. E nós conseguimos nesse processo superar essa reação e colocar 50 milhões de pessoas atendidas por 14.462 médicos em 3.750 municípios”, enumerou a presidenta.

A presidenta relacionou ainda os critérios de atender 20% da população em situação de extrema pobreza no interior e na periferia das grandes cidades; nos 100 municípios com menor receita per capita; nos municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado baixo ou muito baixo; em municípios com população indígena e quilombolas; em regiões com perfil de baixa renda, como o Alto e Médio Uruguai, no Rio Grande do Sul, a região do Semiárido, em Minas Gerais e no Nordeste, o Baixo Jequitinhonha, o Vale do Mucuri e o Vale do Ribeira; e em assentamentos rurais da Reforma Agrária.

A presidenta Dilma destacou ainda casos em que houve dificuldades de atender municípios por conta de critérios estabelecidos pelas prefeituras. “A União não tem o poder de impor médico ao município, então o município tem de querer. Houve alguns casos, como o do prefeito de Teresina, que só aceitava médicos brasileiros formados no Brasil. Os médicos brasileiros poderiam escolher para onde ir, mas não queriam ir para Teresina. Portanto, o município não foi atendido por não querer médicos cubanos”, explicou a presidenta.

Sobre a importância do Mais Médicos, Dilma explicou que, como um programa de urgência, a medida resolveu parte do problema de atendimento em Saúde Básica. “É importante não só porque 50 milhões de pessoas passaram a ter atendimento, mas porque ao longo da vida de uma pessoa, 80% dos casos ela consegue resolver com Atenção Básica. O restante tem de ir pra UPA ou para hospital”.

Mais Especialidades – Dilma explicou as medidas que já estão sendo tomadas para a continuidade do programa, e que serão parte do seu segundo mandato. “Até 2017 temos que criar matrículas para 11,5 mil médicos na graduação e para 12 mil no Pós-Graduação. Hoje, 3.363 vagas já foram autorizadas para a graduação em 58 municípios. Isso se refere à criação de 33 cursos de Medicina e ampliação de 37 cursos existentes. No caso da Residência Médica, com prazo até 2018 para a universalização da oferta, já criamos 2.579, que se somam a outras 2.546 criadas desde 2011, chegando a um total de 5.125 profissionais que vão ser formados em Residência no meu governo”.

Também em seu segundo mandato, com o programa Mais Especialidades, a presidenta Dilma vai reduzir a fila de espera para as pessoas que buscam atendimento médico especializado, como Pediatria, Cardiologia, Ortopedia e Ginecologia, entre outras especialidades. “Precisamos de novos investimentos com a iniciativa pública e privada; passaremos a ter uma sequência de formação de médicos nas escolas de Medicina no Brasil e nunca vamos afastar a hipótese de atrair especialistas, como fazem os Estados Unidos e outros países”.

Da Redação da Agencia PT de Notícias

PT Cast