Plataforma DataMulheres unifica dados para reforçar políticas de gênero
Ferramenta digital do Ministério das Mulheres reúne dados do TSE, dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública, do Trabalho e Emprego, da Saúde e do IBGE
Publicado em
Durante a realização da 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (5ª CNPM), o Ministério das Mulheres lançou o DataMulheres, ferramenta digital desenvolvida pelo Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, em parceria com o Dataprev, que reúne indicadores nacionais, estaduais e municipais sobre a situação das mulheres. A plataforma integra dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério da Saúde e do IBGE.
O objetivo é automatizar a coleta, o tratamento e a consolidação de dados de registros administrativos e pesquisas estatísticas, tornando-se um mecanismo estratégico para a formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas para as mulheres no Brasil.
A ferramenta foi desenvolvida para atender gestoras e gestores públicos dos três níveis federativos (federal, estadual e municipal), responsáveis pelo planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas para as mulheres , e pesquisadoras e equipes técnicas de observatórios, centros de estudos e instituições acadêmicas que produzem análises e pesquisas sobre desigualdades entre mulheres e homens.
Estrutura da plataforma
O DataMulheres é composto por três ambientes principais. Entre eles, o RASEAM, que disponibiliza tabelas pré-formatadas com a maioria dos indicadores do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher. As informações incluem, sempre que possível, recortes por sexo, cor ou raça, faixa etária e Grende Região, apresentando números absolutos, distribuições percentuais e taxas demográficas.
O sistema também permite filtragem por ano para análises temporais consolidadas e disponibiliza todas as tabelas para download em formato .xlsx, facilitando a utilização em relatórios técnicos.
A ferramenta oferece um amplo conjunto de dados sobre a realidade socioeconômica das mulheres no Brasil, com informações por unidades da Federação e municípios, servindo de apoio à tomada de decisão pelas gestoras públicas nos três níveis federativos. Além disso, monitora indicadores relacionados às desigualdades de gênero com o intuito de promover o acesso à informação, fortalecer a participação social e subsidiar a implantação de políticas públicas para as mulheres.
Conforme explica o MMulheres, pode ter acesso à plataforma na primeira fase Secretarias de Políticas para as Mulheres e Organismos de Políticas para as Mulheres (diretorias, coordenadorias e setores correlatos de políticas para as mulheres). Já na segunda, setores estratégicos para as políticas para as mulheres nos municípios, e observatórios, centros de estudos e instituições acadêmicas. Quem desejar ter acesso ao DataMulheres, deve clicar aqui e se cadastrar.
Da Redação do Elas por Elas, com MMulheres
