PMDB e PDT confirmam apoio à reeleição de Dilma

dilma pdt

Ao deixar a convenção do PDT, Dilma posou para fotografias com jovens militante do partido

O PMDB e o PDT formalizaram nesta terça-feira (10), durante suas convenções nacionais, o apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff à Presidência da República. Ela esteve nos encontros, realizados em Brasília. Pela manhã, durante o encontro no PDT, ela fez críticas ao que chamou de “turma do não vai dar certo”. Trata-se de seus adversário que duvidavam do sucesso dos programas sociais do governo e hoje tentam se apoderar das iniciativas. Para a presidenta, isso representa uma postura de  “oportunismo deslavado”.

Dilma foi recebida na convenção do PDT pelo presidente do partido, o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi e centenas de militantes. O dirigente afirmou que era um desafio para Dilma ser presidenta, sem esquecer o seu passado e ter firme seus princípios . Lupi disse que, durante um ano, foram realizados debates que levaram o partido a ter a confiança numa nova vitória da pré-candidata do PT. “Será a vitória do povo brasileiro”, ressaltou o dirigente do PDT.

A presidenta agradeceu pelo apoio e ressaltou que o partido e o PT têm laços históricos. “A educação para nós significa manter os ganhos de distribuição de renda e fazê-los avançar”, disse Dilma.

Em seu discurso, ela falou ainda sobre o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e sobre o Mais Médicos, dois programas que foram duramente criticados pela oposição e que se tornaram iniciativas de grande sucesso. “Este é o povo do não vai dar certo”, afirma Dilma.

Para a presidenta, quando os resultados se mostram positivos, a oposição muda de tática. “Eles estão dizendo que este programa não é monopólio de ninguém, que este programa pode ser usado por nós”, disse Dilma.

“Obviamente não deixa de ser um raciocínio, mas mostra um oportunismo do mais deslavado nível”, acrescentou.

Durante o encontro, Dilma falou ainda sobre a política econômica do governo e usou como exemplo a queda da inflação. Ela ressaltou que no período em que o País foi governado pelo PSDB, os índices cresceram até 12,4%, mas caíram para 7,2% nos governos do PT.

Descontraída, a presidenta quebrou o protocolo ao deixar o evento e posou para fotos com a Juventude do PDT.

Aliados – À tarde, a presidenta esteve na convenção do PMDB que confirmou apoio à sua reeleição e a do vice-presidente Michel Temer, a quem ela agradeceu pelo apoio. “Eu acredito que ele sabe aproximar as pessoas, ele sabe unir e desarmar os espíritos”, afirmou a presidente.

Ela destacou, ainda, o papel dos partidos aliados dentro do governo e os parlamentares do PMDB no Congresso. Dilma também voltou a falar sobre a necessidade de fazer o crescimento com estabilidade, que o futuro será promissor.

PMDB e PDT fazem parte da base aliada desde o início dos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje, o PDT comanda o Ministério do Trabalho, enquanto que o PMDB tem o vice-presidente, Michel Temer. A pré-candidatura de Dilma deverá ser ratificada na convenção do PT, no dia 21 de junho, em Brasília.

Por Edson Luiz, da Agência PT de Notícias