Polícia Federal investigará imagens falsas de suposta prova do Enem

Inep garantiu que material falsificado do Enem divulgado no último domingo pelas redes socias não condiz com provas que serão publicadas no próximo fim de semana

Imagens falsas dos cadernos de questões e do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas pela redes sociais no último domingo (18). O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) garante que as fotos são falsas e, por isso, acionou a Polícia Federal (PF) para descobrir os responsáveis pela fraude.

Para alertar os candidatos que farão o exame no próximo sábado (24) e domingo (25), Inep divulgou, pelo Twitter, as imagens do suposto vazamento com a tarja “prova falsa”.

A segurança para aplicação das provas este ano foi intensificada. O batalhão do Exército fiscalizará 64.190 malotes de provas, equipados com cadeado eletrônico, o que possibilita o controle do horário de abertura dos exames.

No dia de exame, os candidatos terão que passar por detectores de metais nas entradas e nos banheiros. Além disso, para verificar o risco de fraudes, a PF fará o cruzamento de dados de candidatos para garantir a segurança da prova.

Conforme adiantou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em coletiva à imprensa na última sexta-feira (16), a segurança para a realização do Enem é fundamental. Ele reforçou que, caso seja constatada qualquer fraude, a prova será anulada.

“O edital é muito claro, qualquer fraude anula a prova a qualquer tempo. Então, mesmo que o candidato faça a prova, se identificarmos qualquer fraude, ela será anulada, além das medidas penais que a legislação prevê”, disse o ministro.

Estão inscritos no exame 7.746.118 estudantes. A aplicação das provas começará às 13h30, no sábado e no domingo. O acesso aos locais de prova será liberadp a partir das 12h e os portões serão fechados às 13h. Os candidatos farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação.

Vantagens do ENEM – O exame funciona como porta de entrada para a educação superior. Com a nota obtida é possível se inscrever em programas de educação do governo federal, entre eles o o Programa Universidade para Todos (Prouni),o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico de Emprego (Pronatec), o Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de financiamento para intercâmbio de estudantes de instituições de ensino superior que tenham participado do Enem.

Além disso, a nota permite aos estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais ou parciais com até 50% de desconto na mensalidade em instituições particulares de ensino superior.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast