Posse de Gleisi reforça unidade da esquerda e importância do PT

Evento em Brasília contou com a presença de mil pessoas, entre elas Lula, Dilma, Gleisi, representantes de partidos, embaixadores e movimentos sociais

Lula Marques/Agência PT

Posse do novo Diretório Nacional do PT

O Partido dos Trabalhadores empossou, na noite desta quarta-feira (5), o novo Diretório Nacional e a nova presidenta do PT, a senadora Gleisi Hoffmann. O evento contou com a presença de diversos representantes de partidos, movimentos sociais, embaixadores, militantes, parlamentares e dirigentes do PT. Cerca de 1 mil pessoas fizeram parte do momento, que aconteceu em Brasília, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff.

Durante a posse, foi exaltada a importância de unidade entre a esquerda e a relevância do PT para o País. O ex-presidente do PT Rui Falcão afirmou que a posse do novo Diretório Nacional marca o final de um processo muito rico e unitário que foi o 6º Congresso Nacional do partido. “Se não bastasse as resoluções que nos traça um caminho para a retomada da democracia violada com o golpe. Depois de termos inovado com paridade e cotas, elegemos uma mulher presidnta do PT”, lembrou.

Rui voltou a falar sobre a importância da defesa do ex-presidente Lula, das bandeiras petistas e de Diretas Já.

O líder do PT no Senado, Lindbergh Farias, exaltou o protagonismo da nova presidenta do PT. “O protagonismo tem que ser das mulheres. Como eu me orgulho como militante do PT de ter como presidenta. Nós vamos construir uma grande unidade em torno do seu nome

Quem queria dividir o PT a nossa respostas é um PT cada vez mais unido para recuperar a democracia e eleger Lula presidente da República”, afirmou.

A nova presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, também participou da posse e reforçou a importância do PT para o futuro do País. “O PT constrói a luta lado a lado com todos os estudantes do Brasil. É necessário que a gente faça uma grande reflexão. Eu acredito que disputar a consciência do povo a acreditar que a política muda sua vida possa fazer com que tenhamos vitórias”.

“Que a gente consiga construir unidade, consiga restabelecer a democracia no Brasil, para que o povo possa escolher quem seja o presidente da República. Temos que defender o direito de Lula se candidatar, porque o Judiciário tenta instaurar um estado de exceção”, completou Marianna.

Representando o PCdoB, Renato Rabelo, presidente da fundação Mauicio Grabois, reafirmou o orgulho de ter uma mulher na presidência do PT. Já Weverton Rocha, do PDT, defendeu o “bom combate” e a luta contra os desmontes promovidos pelo governo golpista de Michel Temer.

“Nós não podemos, com tantas pautas negativas, tudo que vem retirar direito do trabalhador, não podemos perder foco em uma coisa: a unidade da nossa luta. É ela que vai manter esse campo negativo. Não aceitaremos a política ser criminalizada. Nós nos orgulhamos de fazer política unidas, e lá no Congresso fazendo a resistência para o Temer cair”, disse.

Gleisi é empossada nova presidenta do PT

O senador Roberto Requião (PMDB) afirmou que o PT é indispensável para o processo de garantia do estado social e da democracia brasileira. “O PT se reorganizando como partido, com a força e a garra da sua militância, é indispensável para a garantia da soberania nacional e manutenção do estado democrático de direito”.

O líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini, lembrou que o golpe serviu para tirar os direitos do povo brasileiro. “Mas com nossa força estamos ponto abaixo esse governo. Esse governo já acabou, se esfarinhou. É a nossa mobilização dos trabalhadores que pararam o Brasil, da juventude em todos os cantos desse país”.

“Vamos colocar a solução que são as eleições diretas e construir um novo projeto político que vai ser vitorioso com Lula presidente do Brasil novamente”, finalizou o deputado.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, dedicou sua fala ao ex-secretário de Finanças do PT, João Vaccari, declarado inocente pelo TRF-4, mas mantido preso pelo juiz Sérgio Moro.

“Estou dedicando minha fala e minha militância a um companheiro que é um orgulho desse partido, e que é um guerreiro do povo brasileiro, que injustamente foi preso e que agora foi inocentado de todas as denúncias. E, numa atitude lamentável do senhor Moro, continua preso. Liberdade para Vaccari. Vamos continuar pressionando para que a justiça seja feita”.

Além disso, Freitas, convocou o povo às ruas contra os desmontes. “Dia 11, dia da votação da reforma trabalhista no Senado, todos em Brasília”.

Para o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é importante estar com o PT neste momento de desafios da classe trabalhadora. “O PT chegou até aqui graças ao esforço de muito militantes, que conseguiram construir um dos partidos de maior importância da América Latina, partido de quadros, mas também de massa, sem perder sua perspectiva socialista e de luta da classe trabalhadora”.

O ex-presidente nacional do PCdoB Renato Rabelo disse ser preciso unir a esquerda, as amplas forças sociais e políticas.

“O PT sendo atacado por essa corja que está aí assaltando o poder, nós sempre dissemos que o ataque ao PT é o ataque à esquerda. Não estamos fora dessa investida, por isso a importância de eleger uma mulher para conduzir o partido juntamente com todos vocês, nós sabemos que isso tem um valor simbólico muito grande, de abertura e de liberdade”

Em nome de todos os governadores petistas, Wellington Dias, do Piauí, exaltou o trabalho feito pelo ex-presidente do PT Rui Falcão e garantiu: “estamos juntos nesses desafios”.

“Acho que cada vez mais que o povo percebe o significado de um Brasil para todos e cada vez que um brasileiro se lembra de Lula para presidente, eu sei que se lembra hoje muito mais consciente do que em 2002 ou mesmo em 2006, pelo legado do que aconteceu nesse período, encabeçado pelo nosso querido lula e nossa querida Dilma”.

“Gleisi tem a missão de nos liderar nesse partido e ela nos representa não apenas por ser mulher, mas pela sua história, sua força e capacidade”, completou.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast