Pré-candidatas do PT-RJ apresentam plataforma política

Documento contém treze pontos voltados especialmente para a defesa dos direitos das mulheres e combate às diversas formas de violência

Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Mulheres do PT-RJ apresentam pré-candidaturas

A defesa dos direitos das mulheres é a pauta central da plataforma política para as pré-candidatas do PT do Rio de Janeiro. O documento, que contém treze pontos, foi apresentado na última sexta-feira (15) durante lançamento das pré-candidaturas do estado.

O ato foi uma atividade do projeto Elas por Elas, iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres para impulsionar a participação delas na política.

O programa passa por temas como o combate às diversas formas de violência contra as mulheres, intervenção militar, racismo e genocídio da juventude negra, autonomia econômica e social, acesso integral à saúde, educação, transporte e mobilidade urbana, cultura e mídia, representação política, moradia, diversidade e políticas públicas.

A secretária de Mulheres do PT-RJ, Fabiana Santos, explicou que as propostas foram elaboradas com o intuito de que sejam absorvidas pelas pré-candidaturas, mas que não existe a obrigatoriedade de adesão.

“É uma maneira de construir uma unidade programática e, também, é um compromisso das pré-candidatas com o partido e com a Secretaria de Mulheres”, afirmou.

A pré-candidata ao governo do estado, Marcia Tiburi, aproveitou a ocasião para reforçar a necessidade de se construir um novo corpo político para o Rio de Janeiro e para o Brasil.

“Nós não precisamos da política dos capitalistas, dos abusos e da maldade dos neoliberais que aplicaram o golpe contra o governo legítimo da presidenta Dilma Rousseff. O Rio de Janeiro pode ser reconstruído a partir de um projeto democrático que nos envolve”, completou.

Para que pautas que promovam a igualdade de gênero avancem, a vereadora Verônica Lima, do PT-Niterói, que é pré-candidata a deputada federal, ressaltou a importância da aliança entre mulheres.

“Temos que exercer na prática a sororidade, temos que ser aliadas e cúmplices para defender as nossas pautas”, defendeu a parlamentar.

A secretária nacional de Mulheres, Anne Karolyne, destacou a proposta de trabalhar, por meio do Elas por Elas, a campanha coletiva, justamente para que as mulheres se ajudem nesse processo.

“O princípio do projeto é o coletivo. Queremos mudar a lógica da presença das mulheres nas eleições e dar oportunidade a todas”, reforçou Anne.

Conheça os treze pontos da plataforma para as pré-candidatas do PT-RJ

1 – A intervenção militar no Rio de Janeiro é uma farsa

2 – Pelo fim de todas as formas de violência contra as mulheres

3 – Pelo fim do racismo e do genocídio da juventude negra e periférica