“Precisamos atender às necessidades do povo”, diz Lula ao lançar empreendimento do MCMV em SP

Ocupação de trabalhadores sem-teto Copa do Povo vai se tornar um conjunto habitacional por meio do programa Minha Casa, Minha Vida

Ricardo Stuckert/PR

Lula: Sei o que significa a casa no coração de uma mãe, de um pai e de uma família. Sei o que significa a gente ter estabilidade”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado, 16 de dezembro, da cerimônia de assinatura do contrato para início das obras do empreendimento Copa do Povo, na Rua John Speers, 100, no bairro de Itaquera, em São Paulo (SP). No total, serão investidos R$ 573 milhões na construção de 2,6 mil apartamentos.

“Nós precisamos atender às necessidades do povo brasileiro. O sonho de toda a mãe é ter uma casa. Quem é que não quer ter uma casa?”, disse o presidente no evento. “As casas vão acontecer e no ano que vem, se Deus quiser, eu vou estar aqui outra vez”, completou.

Integra do pronunciamento do presidente Lula

Nascida há nove anos, a ocupação Copa do Povo vai se tornar um conjunto habitacional por meio do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Um termo de compromisso de contratação foi assinado entre a Associação de Moradores do Acampamento Esperança de Um Novo Milênio e a Caixa, para construção e legalização do 1º módulo do empreendimento, com um total de 648 unidades habitacionais.

O ato representou uma vitória coletiva de mais de 2.650 famílias de trabalhadores e trabalhadoras sem-teto que esperam por uma moradia digna desde 2014. “É o momento da simbologia da união em torno daquilo que o Brasil mais precisa, que é construir moradia para o seu povo”, afirmou o presidente da Caixa, Carlos Vieira.

Diante de uma plateia lotada, Lula também contou histórias sobre locais em que morou em São Paulo e apontou a importância de ter um lar. “Sei o que significa a casa no coração de uma mãe, de um pai e de uma família. Sei o que significa a gente ter estabilidade”.

Veja as fotos em alta resolução (no Flicker)

No evento, o ministro das Cidades, Jader Filho, reafirmou o compromisso de superar a meta de contratação de 2 milhões de unidades habitacionais do MCMV entre 2023 e 2026. “Só no ano de 2023, já fizemos a contratação de 720 mil unidades habitacionais”, destacou.

Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ressaltou que o MCMV voltou para dar teto para a população da Zona Leste de São Paulo e de outras regiões do país. “No fundo, tudo o que a gente faz é para ajudar as pessoas a encontrar um caminho de oportunidades, desenvolvimento e progresso”, declarou.

Na cerimônia, o deputado federal Guilherme Boulos destacou a importância da assinatura do contrato, após a longa luta dos membros da ocupação por moradia digna. “O que a gente quer é, simplesmente, que o morador da Zona Leste seja tratado com o mesmo respeito que é tratado o morador do Morumbi, porque o nosso povo merece também”, defendeu.

CARACTERÍSTICAS – O novo condomínio está localizado numa região com boa oferta de transporte público, serviços e áreas de lazer, como o Parque do Carmo e o Sesc Itaquera. Todos os apartamentos terão varanda e contarão com uma área total de 68m2.

O cronograma previsto para a conclusão das obras é de 24 meses a partir da data de início, incluído o período de legalização dos empreendimentos. Quanto à condição de pagamento pelas famílias beneficiárias, o valor das prestações mensais terá como base a renda aferida no ato de enquadramento da família:

– Renda Bruta Familiar mensal até R$1.320,00: 10% da renda familiar, observada parcela mínima de R$ 80,00.

– Renda Bruta Familiar mensal de R$1.320,01 a R$ 4.400,00: 15%da renda familiar, subtraindo-se R$ 66,00 do valor apurado.

– Os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) são isentos de pagamento.

MAIS OBRAS — Ainda no evento, o presidente Lula assegurou que vai voltar a São Paulo, em 2024, para anunciar também a construção de uma universidade e de um instituto federal. “Não vou estar aqui apenas no ano que vem para discutir habitação. Ainda vou vir aqui, talvez logo no começo do ano que vem, anunciar o começo da construção da Universidade da Zona Leste”, disse.

Lula também mandou um recado para os moradores do bairro Jardim ngela: “Se preparem porque vou levar o instituto federal para Jardim Angela”.

Do site do Planalto