Preço dos alimentos cai pelo quarto mês consecutivo, mostra IBGE

Segundo o IPCA-15, grupo Alimentação e bebidas teve deflação de 0,77% em setembro, após quedas também em junho, julho e agosto. É a primeira vez que redução acontece quatro meses seguidos

Agência Amazônia

Com Lula, o carrinho do mercado fica cada vez mais cheio

O setembro de boas notícias na economia se encerra com mais um belo feito do governo Lula: os preços dos alimentos recuam há quatro meses seguidos. É o que apontam os dados de setembro do IPCA-15, considerado a prévia da inflação, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em setembro, os preços do grupo Alimentação e Bebidas caíram 0,77%. Nos três meses anteriores, as quedas foram: 0,51% em junho, 0,40% em julho e 0,65% em agosto. É a primeira vez, desde que o IBGE começou a série histórica, em 2020, que uma queda no preço da comida acontece por quatro meses seguidos.

Segundo o instituto, o resultado se deve à alimentação em casa. Muitos produtos estão mais baratos no supermercado. Por exemplo, de agosto para setembro, o preço da batata-inglesa caiu 10,51%) e o da cebola, 9,51%. Outros destaques são: feijão-carioca (-8,13%), leite longa vida (-3,45%), carnes (-2,73%) e frango em pedaços (-1,99%).

Neste mês, outros levantamentos mostraram que comer tem ficado mais barato no Brasil, como prometeu Lula durante a campanha presidencial.

Além da primeira deflação da alimentação em casa desde 2018, captada pelo IPCA de agosto, o preço da carne teve a maior queda dos últimos cinco anos, segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor); e o custo da cesta básica ficou menor em 16 de 17 capitais pesquisadas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).