Prefeitos e vereadores do RS confirmam apoio à reeleição de Dilma

Dilma afirmou que é preciso aumentar a autonomia dos municípios

A presidenta Dilma em encontro com prefeitos de cidades gaúchas

A presidenta Dilma Rousseff recebeu suporte político de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do Rio Grande do Sul para a  reeleição dela e do vice-presidente Michel Temer. Ao todo, lideranças de 13 partidos creditaram açpoio à sua campanha pelo 2º mandato, durante evento neste sábado (23), em Porto Alegre.

Para Dilma, a característica importante na reunião foi no sentido de perceber que o Brasil precisa dos municípios pra crescer. Ela considera que eles precisam de condições para investir em desenvolvimento, através de parcerias republicanas.

No evento, Dilma lembrou que o diálogo com os prefeitos foi aberto em 2003, no governo Lula, para reconhecer a importância de quem foi eleito pelo,voto popular. Ela classificou a parceria como útil e extremamente efetiva para o País.

“Sem os prefeitos, as políticas sociais não sairiam do papel. No Bolsa Família, houve integração entre o governo federal e os municípios. A parceria foi base do sucesso do Bolsa Família”, exemplificou.

A presidenta também destacou o aumento no Fundo de Participação dos Municípios. Dilma afirmou que é importante aumentar a autonomia das prefeituras no custeio.

José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, representou o PDT no apoio a presidenta Dilma. Ele considerou o ato importante para mostrar que os gestores públicos municipais incorporaram de forma qualificada a relação com o governo federal.

“Em mobilidade urbana nunca se investiu tanto como nesse governo, em parceria. No Fundo de Participação dos Municípios, ele cresceu 227%. Não podemos negar que houve crescimento real bastante efetivo. Falo também dos maquinários, para ajudar municípios de até 50 mil habitantes”, constatou Fortunati, ao listar as políticas sociais da presidenta.

O presidente da associação dos prefeitos do PT/RS, Nelson José Grasselli, presenciou governos do partido e da oposição no Planalto. Com essa experiência, ele afirma que os pleitos dos municípios são ouvidos pelo governo federal, diferente do que era antes de 2003.

“Nosso objetivo agora é conseguir nossa política de desenvolvimento e o governo republicano que estamos fazendo até agora”, disse Nelson sobre a campanha.

Por Rodrigo Vasconcelos, da Agência PT de Notícias