PT 38 anos: uma trajetória de lutas pelo povo e pela democracia

Linha do tempo traz imagens históricas desde a criação do Partidos dos Trabalhadores até a atualidade. Partido se mantém fiel às suas origens

Lula toma posse como Presidente da República

Em 1980, o Partido dos Trabalhadores surge com a proposta de se tornar a via pela qual a população, tanto da cidade quanto do campo, pudesse alcançar as mudanças sociais e políticas que sonhavam há tantos anos. Nasce, assim, o maior partido de esquerda da América Latina que completou, em 2018, 38 anos.

Nesse período, o PT ajudou a reconstruir a democracia no Brasil, passando pela Constituinte, pela campanha das Diretas até chegar à Presidência da República, quando milhões de brasileiros viram um governo olhar para os mais pobres pela primeira vez.

Com o golpe, o PT se faz presente nas trincheiras de luta pelos direitos do brasileiros e toma a frente na batalha pela retomada da democracia.

1980

Lula participa de ato da fundação do Partidos dos Trabalhadores em 1980

Formado por militantes da esquerda, intelectuais e artistas, no dia 10 de fevereiro de 1980 o partido é registrado oficialmente no Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, como se vê nessa foto, que mostra o então metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva assinando a ata. Nesse mesmo dia o PT divulga seu primeiro manifesto. Leia mais: “Manifesto de fundação do Partido dos Trabalhadores”

1987

Lula discursa em comício pelas Diretas na Bahia, em 1987

Lula discursa em comício das Diretas na Bahia, em 1987.  Defensor do socialismo democrático, o ex-metalúrgico protagonizou o movimento pelas eleições diretas ao lado de Leonel Brizola e Miguel Arraes, por exemplo. Em 2017, o PT e Lula voltaram a defender as diretas a fim de interromper o golpe.  Leia mais: “O problema deste país não é o Lula, é o golpe”

1988

PT participa da Assembleia Constituinte em 1988

A experiência de luta por reivindicações sociais do PT foram o ponto de partida para muitas propostas levadas à Constituinte de 1988, que culminou na aprovação da atual constituição brasileira.

A atuação do PT e de outros partidos de esquerda avançou em muitos pontos nos direitos sociais e na democratização de diversas políticas públicas. Leia mais: “Nas ruas o povo defende Constituição cidadão de 1988”

1989

Povo vai às ruas em campanha de Lula, em 1989

Na volta das eleições gerais para presidente da República após 29 anos, Luiz Inácio Lula da Silva chega ao segundo turno da disputa eleitoral. As imagens mostram o povo indo às ruas em defesa da candidatura de Lula na Praça da Sé, São Paulo. Leia mais: “Desde 1989, mídia tradicional se coloca contra o PT”

Cartaz da campanha de Lula para presidente em 1989

Esse é o cartaz da candidatura do Lula à Presidência da República em 1989.

1990

Suplicy toma posse como primeiro petista no Senado

Toma posse o primeiro senador petista: Eduardo Matarazzo Suplicy, que completaria 24 anos de mandato consecutivos. Hoje vereador por São Paulo, Suplicy continua lutando pelos direitos humanos tornando-se referência não só entre os petistas mas entre toda a esquerda brasileira e da América Latina. Leia mais: “Ação desastrosa na cracolândia escancara crise na gestão Doria”

2003

Lula toma posse como Presidente da República

O Partido dos Trabalhadores elege Luiz Inácio Lula da Silva como Presidente da República. Acompanhado de Dona Marisa, Lula foi o primeiro ex-metalúrgico, pobre a subir a rampa do Planalto. A partir desse dia a história do povo brasileiro ganha um novo capítulo. Leia mais: “Quem fez melhor foi o Lula”

2003

Lula cria o Luz Para Todos

Lula cria um dos programas que deu dignidade e um dos direitos mais básicos ao povo brasileiro: o Luz para Todos, que iluminou a vida de milhões de pessoas, tirando-as do século passado. Leia mais: “O programa Luz para Todos alcançou o Piauí graças a Lula”

2004

Lula cria o bolsa família

O programa responsável por tirar 34 milhões de pessoas da pobreza, aclamado pela ONU, reconhecido internacionalmente. Lula muda a história do Brasil ao sancionar o Bolsa Família, maior programa social do mundo. Leia mais: “Ex-diarista conta como o Bolsa Família e o ProUni mudaram sua vida”

2006

Campanha de Lula em 2006

Com a força do povo Lula vai para a campanha de reeleição e mais uma vez é o escolhido pelos brasileiros. Esse foi o cartaz da campanha eleitoral e 2006. Leia mais: “Governos do PT deixam legado histórico no combate à corrupção”

2007

Lula sobe a rampa do Planalto pela segunda vez

Lula é reeleito e se torna o Presidente mais votado do mundo com 136 milhões de votos acumulados. Na foto, Lula sobe a rampa com o vice-presidente José Alencar. Leia mais: “Lula: o presidente mais votado da história”

2009

Lula visita a Casa Branca e se encontra com o então presidente Obama

Em uma de suas visitas ao então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Lula é classificado por ele como o “político mais popular da Terra”. A célebre frase de Obama, “O Lula é o cara”, ficou eternizada na história como um reconhecimento das políticas sociais e exterior implantadas pelo petista. Leia mais: “A disputa internacional em torno do Brasil”

2009

Lula inaugura a Unilab

Na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), o Brasil se reencontra com a África, em um contexto de intensa troca de experiências e aprendizado.

Com cerca de 3,3 mil estudantes, a universidade é frequentada por alunos do Brasil, Angola, Cabo Verde, Congo, Guiné-Bissau, Moçambique, além de Peru, Costa Rica, Cuba, Portugal, Itália e Alemanha.

Criada em 2010 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Unilab teve seu primeiro campus em Redenção, no Ceará. Leia mais: “África e Brasil se reencontram na Unilab”

2010

Dilma é eleita a primeira presidenta da história do Brasil

O Partido dos Trabalhadores elege a primeira Presidenta da República da história do Brasil. Dilma Rousseff é eleita e povo mostra que os melhores governos foram dos do PT. Leia mais:

2013

Dilma sanciona o Mais Médicos

A presidenta Dilma Rousseff sanciona o programa Mais Médicos, que levou atendimento aos rincões do país dando assistência e dignidade àqueles que, até então, tinham dificuldade de acesso à saúde básica e médicos especializados. Um marco na história do país. Leia mais: “Mais Médicos revolucionou a saúde em Araçuaí”

2014

Dilma é reeleita e chega ao Palácio do Planalto acompanha de sua filha

Dilma Rousseff é reeleita com 54 milhões de votos. A partir da derrota do tucano Aécio Neves, começa a construir o golpe que tirou a presidenta eleita do cargo em 2016 implantando uma agenda neoliberal contrária ao projeto eleito pelo povo brasileiro. A partir daí, a entrega do pré-sal, os programas sociais, direitos duramente conquistados, a ditadura do Judiciário e o estado de exceção dão o tom do Brasil pós-golpe. Leia mais: “O inimigo dos golpistas é negro, pobre e de periferia, diz Dilma”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast