PT 44 anos: “O PT nasceu para mudar o Brasil”, destaca Gleide em Sessão Especial na Câmara

A secretária de Planejamento e Finanças do partido, Gleide Andrade, destacou que mudar o Brasil sempre foi a missão do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras

Gabriel Paiva

Lideranças do PT participam de Sessão Especial para celebrar o aniversário do partido

Com o plenário da Câmara dos Deputados lotado, centenas de militantes, parlamentares e lideranças participaram nesta quarta-feira (20/3) da Sessão Solene em Homenagem aos 44 anos de fundação do PT. Requerida pela liderança do partido, exercida atualmente pelo deputado Odair Cunha (MG), a solenidade relembrou a trajetória de luta da maior sigla de esquerda da América Latina e um dos maiores do planeta. Durante os pronunciamentos foram ressaltados os compromissos históricos do PT com a democracia, a soberania do Brasil e os interesses da classe trabalhadora.

Em nome da Câmara a segunda secretária da Mesa Diretora da Casa, deputada Maria do Rosário (PT-RS) saudou todas as lideranças, parlamentares e a militância do partido presentes no plenário. Após uma breve tentativa de tumultuar a homenagem, provocada pelos deputados bolsonaristas, os golpistas Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Coronel Meira (PL-PE) – que esticaram uma faixa no plenário com críticas ao PT -, a parlamentar petista repudiou o gesto desrespeitoso e deu continuidade ao ato.

Luta e resistência

O líder Odair Cunha frisou a importância do partido no cenário político nacional e na melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros. “É com muito orgulho que estou nesse plenário para comemorar os 44 anos do PT, fruto da luta do povo brasileiro. Desde a sua fundação, o PT demonstrou sua disposição de luta e resistência para defender o Brasil e, principalmente, a classe trabalhadora, os oprimidos e os marginalizados da sociedade brasileira. O PT mudou a vida de milhões de brasileiros. Os governos Lula e Dilma tiraram 36 milhões de brasileiros da pobreza e muitos foram incluídos na chamada classe média”, relembrou.

Representando a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), que está em missão oficial no Paraná nesta quarta, a secretária de Planejamento e Finanças do partido, Gleide Andrade destacou que mudar o Brasil sempre foi a missão do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.

A dirigente petista recordou (veja a íntegra da manifestação da secretária) então a luta da agremiação contra a ditadura, na campanha pelas diretas já e na defesa dos direitos do povo na Constituinte. Gleide destacou a revolução na forma de governar implementada pelo PT a partir das primeiras prefeituras administradas pelo partido, com participação popular e prioridades para a área social, até as conquistas obtidas pela população nos governos de Lula e Dilma.

Golpe

Agora, depois do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e da perseguição a Lula e ao PT, Gleide Andrade observou que o partido venceu as últimas eleições para novamente transformar a vida das pessoas. “Nossa tarefa, a partir deste terceiro governo do presidente Lula, é consolidar a democracia em seu sentido mais concreto, de justiça social, combate às desigualdades, garantia de direitos e crescimento em benefício de todos e todas”, disse.

País mais justo

Deputada Benedita da Silva. Foto: Gabriel PaivaEm nome da Bancada feminina do PT, a deputada Benedita da Silva (RJ), que é secretária da Mulher da Câmara, salientou ainda a luta do partido pela igualdade racial e de gênero. “Lembro que no PT discutíamos a necessidade de uma política de cotas, e hoje, essas ideias são reconhecidas pelos governos do PT. Também lutávamos pela paridade, salário igual entre homens e mulheres, combate à violência contra a mulher, e hoje, o PT se faz presente na implementação dessas políticas, junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, apontou.

Perseguição ao PT

O líder do PT no Senado, senador Beto Faro (PA), lembrou ainda que os avanços sociais e o empoderamento de setores historicamente marginalizados da sociedade brasileira, promovidos pelos governos do PT, e que resultaram em vitórias eleitorais, desagradaram setores poderosos da elite brasileira que começaram a perseguir o Partido dos Trabalhadores e suas maiores lideranças.

“Não foram poucas as tentativas de nos destruir. Deram um golpe na Dilma, prenderam o Lula, criminalizaram nossos dirigentes e o partido, tentaram cassar nosso registro, desqualificaram nossas bandeiras, desrespeitaram as lutas dos movimentos sociais que nos apoiam, mas nada conseguiram, a não ser atrasar a marcha do progresso em direção a uma sociedade mais justa e sem fome, que é o rumo seguido por nossa estrela”, disse Faro.

Combate ao bolsonarismo

Além de rememorar a trajetória do partido, parlamentares petistas também ressaltaram outro desafio atual do PT: combater o fascismo bolsonarista. Como exemplo, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), citou a tentativa de tumultuar a sessão solene, provocada por bolsonaristas, tendo à frente o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Repudio o ato fascista contra essa sessão solene do PT. Esses fascistas são contra a democracia. Nossa tarefa é impedir a ascensão do fascismo no Brasil. Por isso temos que dizer: sem anistia para esses que tentaram dar um golpe no último dia 8 de janeiro”, declarou.

Na mesma linha, o deputado Rui Falcão (PT-SP) – ex-presidente do partido entre 2011 e 2017 e representando todos os ex-presidentes petistas na cerimônia – elogiou a militância do PT que vaiou o protesto e “escoltou” os deputados bolsonaristas para fora do plenário.

“Parabenizo a militância por ter enxotado os fascistas do plenário. Não podemos ficar calados, não podemos hastear bandeira branca contra o fascismo. Não podemos ficar recuados diante deles. Nesses 44 anos o mundo mudou, mas a democracia continua ameaçada com o avanço da extrema direita, a exemplo do que vimos recentemente em Portugal. Por isso, na campanha eleitoral que se avizinha, só seremos vitoriosos se a campanha for quente, se tiver povo na rua em defesa da democracia”, opinou.

O Secretário de Comunicação da Câmara e do PT Nacional, deputado Jilmar Tatto (SP), disse que, nessa luta, o Partido dos Trabalhadores pode contar com os parlamentares da bancada do partido.

“A Bancada do PT surgiu na Câmara com apenas 6 deputados, depois aumentou na Constituinte, e hoje, conta com 68 deputados e deputadas defendendo o Brasil e o povo brasileiro. Podem discordar do PT, mas nunca poderão dizer que nós não defendemos a democracia. Estaremos sempre juntos com a nossa militância defendendo o Brasil e o povo brasileiro”, destacou o petista.

Discursaram ainda enaltecendo os 44 anos do PT o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, e os líderes do PCdoB, deputado Marcio Jerry (MA), e do PDT, deputado Afonso Mota (RS).

Também parabenizaram o partido e sua militância os seguintes parlamentares petistas: José Airton (CE), Reimont (RJ), Valmir Assunção (BA), Ana Paula Lima (SC), Alencar Santana (SP), João Daniel (SE), Reginete Bispo (RS), Jack Rocha (ES), Vicentinho (SP), Reginaldo Lopes (MG), Bohn Gass (RS) e Juliana Cardoso (SP).

Do PT na Câmara, com Site do PT