PT assume comissões de Direitos Humanos e de Assuntos Sociais no Senado

Paulo Paim é o novo presidente da CDH, enquanto Humberto Costa está à frente da CAS. Fabiano Contarato assume a vice-presidência da Comissão de Meio Ambiente

Alessandro Dantas

Paulo Paim e Humberto Costa: compromisso com a reconstrução do país (Foto: Alessandro Dantas)

O Partido dos Trabalhadores assumiu, na quarta-feira (8), as presidências da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. 

Nos próximos dois anos, os colegiados serão comandados, respectivamente, por Paulo Paim (PT-RS) e Humberto Costa (PT-PE). Além disso, o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), assumiu a vice-presidência da Comissão de Meio Ambiente (CMA).

Paim, que tem a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) como vice, prevê “muito trabalho” para a CDH. “A nossa responsabilidade é enorme. O trabalho escravo aumenta em todo o país, o feminicídio cresce, 33 milhões de pessoas passam fome, miséria e pobreza se espalham”, lembrou.

O país precisa ser reconstruído, e a sociedade brasileira necessita de emprego, saúde, esperança, segurança, educação e trabalho digno, ressaltou o senador. “O olhar tem que ser para o horizonte. Haveremos de construir um país melhor para todos. Com respeito e fazendo o bem sem olhar a quem”, destacou.

Perto da sociedade

Já Humberto Costa, que terá a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) na vice-presidência, disse que pretende aproximar a CAS da sociedade, viajando com os membros da comissão pelo país. 

“Quero organizar diligências para que possamos conhecer in loco os problemas da população. Tive a oportunidade de dirigir a CDH nos últimos dois anos e entendo que o Parlamento precisa ir à sociedade”, disse. 

Humberto vê as áreas da saúde e da assistência social como prioritárias. Para ele, a CAS será fundamental nos debates acerca da reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “O Parlamento terá um papel importante. Devemos, juntos, conduzir esse trabalho.”

Meio ambiente

Na Comissão de Meio Ambiente (CMA), o senador Fabiano Contarato será vice da senadora Leila Barros (PDT-DF). “Nós temos a responsabilidade de entender que é perfeitamente possível a sustentabilidade e a geração de emprego e renda caminharem de mãos dadas”, disse Contarato.

“Quando falamos em preservação ambiental, falamos da camada hipossuficiente [da sociedade]. Falamos dos povos indígenas, vítimas de um verdadeiro genocídio; da autorização de mais de mil e quinhentos agrotóxicos no governo anterior. Por isso, temos que fortalecer os órgãos de fiscalização, acabar com o assédio moral aos funcionários do Ibama e ICMBio e precisamos fortalecer a Funai”, elencou.

Por fim, Contarato afirmou ser fundamental “dar vida” ao artigo 225 da Constituição Federal, segundo o qual todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Da Redação, com informações do PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast