PT: cancelamento de privatização de estatais reforça soberania nacional

Parlamentares do partido festejaram retirada de dez estatais de programas de privatização por determinação do presidente Lula

Petistas comemoram decreto de Lula, publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (6) (Imagem: Divulgação)

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara dos Deputados parabenizaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela edição de decreto que exclui dez empresas estatais de programas de privatização. Estão incluídas os  Correios, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Dataprev, a Nuclebrás, o Serpro, a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) e a única fábrica de semicondutores do Brasil, a Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. A lista inclui ainda a Conab, a Pré-Sal Petróleo S.A. e a Telebrás. O decreto foi assinado dia 6.

Em manifestações pelo Twitter, deputados e deputadas petistas explicaram a importância do decreto de Lula que revogou as privatizações determinadas pelo ex-capitão Bolsonaro. O líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), disse que a ação do presidente é a demonstração do compromisso do atual governo de garantir ao povo acesso a serviços públicos essenciais.

“Os Correios não serão privatizados! O presidente Lula retirou os Correios, EBC, Telebrás e outras empresas de programas de privatização. Essas empresas são fundamentais para a população, oferecendo serviços essenciais em todas as partes do país”, afirmou.

Já a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), ressaltou que a decisão de Lula está em sintonia com o que acontece em vários países do mundo onde empresas estão retornando ao controle público depois de terem sido privatizadas e oferecerem péssimos serviços à população.

“Ótimo! Governo Lula retira Correios, EBC e outras estatais do programa de privatizações. Não adianta sair vendendo o patrimônio do povo pra depois acontecer como lá fora, onde empresas estão sendo reestatizadas porque os serviços eram caros e ruins”, afirmou.

Vitória do povo

Ao também citar o decreto de Lula, o líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), declarou  que a medida é de grande importância para o País. “Vitória do povo brasileiro. A pátria não se vende!”, disse Guimarães.

Já a segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS), ressaltou que a retirada das estatais da lista de privatizações  é mais uma grande ação do governo Lula. “O presidente retirou os Correios e outras nove estatais do programa de privatização, lá incluídas por Bolsonaro. Uma grande conquista para os profissionais destes setores e para o povo brasileiro! É a democracia que vence mais uma vez!”, escreveu.

A retirada dessas empresas de programas de desestatização era uma promessa de campanha do presidente e já estava prevista no relatório da equipe de transição para os primeiros meses de governo. As estatais foram retiradas definitivamente do Programa Nacional de Desestatização (PND)  e também do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do governo, este último uma etapa prévia que qualifica a modelagem de privatização da empresas públicas.

Leia abaixo outras manifestações de parlamentares do PT:

Deputado Odair Cunha (PT-MG) – “Importante conquista dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios e de outras seis estatais. Seguimos em defesa dos patrimônios brasileiros!”.

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “Em 100 dias de governo, Lula tem desfeito todas as tentativas de Bolsonaro de destruir o Brasil. Correios, EBC, Telebrás e outras empresas NÃO SERÃO mais privatizadas. Lula entende que elas oferecem serviços essenciais e ficar na mão da iniciativa privada seria extremamente prejudicial para o povo”.

Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “Compromisso que não era só de uma campanha, mas de uma vida. Lula barrou a privatização dos Correios e de outras empresas estratégicas. Uma ótima notícia. Seguiremos firmes na luta pela reestatização da Eletrobrás!”

Deputado Alencar Santana (PT-SP) – “Privatização é eufemismo para roubo, para apropriação indevida de patrimônio público. Essa mamata de meia dúzia de famílias ACABOU! Empresas estratégicas NÃO vão parar de graça na mãos de golpistas do mercado!”.

Deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) – “E Lula vai cumprindo o compromisso de fortalecer nossa soberania com a retirada dos Correios do plano das privatizações. Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios, é uma vitória esse anúncio e a certeza de que vamos fortalecer essa empresa tão estratégica!”.

Também manifestaram apoio ao decreto do presidente Lula Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), Bohn Gass (PT-RS), Fernando Mineiro (PT-RN),  Helder Salomão (PT-ES),  Juliana Cardoso (PT-SP), Nilto Tatto (PT-SP), Paulão (PT-AL),  Pedro Uczai (PT-SC), Rubens Otoni (PT-GO),  Vicentinho (PT-SP) e Zé Neto (PT-BA).

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast