PT condena ataque à presidenta da legenda em Nuporanga

Legenda presta solidariedade à presidenta Mariene Guito, do diretório municipal da cidade paulista, alvo de ataques sofridos na madrugada de domingo com bombas lançadas contra sua residência. O partido exige apuração rigorosa e eventuais condenações. Há suspeita do envolvimento de policiais militares

Reprodução

Nota de Repúdio

A Coordenação da Macrorregião do PT / Ribeirão Preto, através da sua Executiva, vem demonstrar seu repúdio e se solidarizar com a companheira professora Marienne Guioto, presidenta do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Nuporanga (SP), além de familiares e da militância da legenda. Ela foi alvo de ataques na madrugada de domingo, quando sua residência foi atingida por bombas. Vídeo gravado por câmeras de segurança mostram que o atacante, mesmo encapuçado, foi flagrado entrando em uma viatura da Polícia Militar.

Nestes tempos de ódio e intolerância, de crise econômica e principalmente sanitária e de saúde, causada pelo COVID 19 e, que tem ceifados tantas vidas, no Brasil e no mundo, não podemos compactuar com esses atos, principalmente quando parte da própria Polícia Militar.

Sabemos que a corporação tem bons policiais. A instituição tem o dever constitucional de zelar pela segurança das pessoas, exercendo função eminentemente civil, responsabilidade com a cidadania e a promoção dos direitos humanos.

A deputada estadual Professora Bebel ao lado da professora Marienne Guioto, presidenta do diretório municipal de Nuporanga

Temos acompanhado com muita apreensão os recentes acontecimentos nas grandes cidades, principalmente em São Paulo. Há cenas de violência, crimes e agressões, de policiais militares e milícias, também gravados por câmeras de segurança, assim como vídeos gravados por populares.

Muitos destes ataques são feitos contra jovens, pretos e pobres das periferias, na sua maioria inocentes e que pagam muitas vezes com a própria vida.

O governador João Dória, que tem agido de forma tímida. Agora pressionado fala em reduzir a violência policial e retreinar a tropa, composta hoje por 120 mil policiais, tanto na questão do aparato, assim como na forma de abordagem, reforçando o respeito pelos direitos humanos.

Exigimos que estes casos e principalmente o que ocorreu em Nuporanga, contra a companheira Mariene Guioto, sejam apurados de forma imparcial e que os responsáveis sejam punidos com todo o rigor da lei, tanto pela Corregedoria da Polícia Militar e se for o caso no âmbito civil e criminal.

Coordenação do PT da Macrorregião de Ribeirão Preto