PT é a legenda com o maior número de candidaturas

O aumento da participação feminina também foi registrado no levantamento realizado pelo TSE

Estrela do PT 32 anos vermelha

Estrela do PT 32 anos vermelha

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta terça-feira (29), o perfil dos candidatos registrados para as eleições deste ano. No levantamento, o PT é a legenda com o maior número de candidaturas deferidas.

Segundo o TSE, a legenda possui 1.323 candidatos, dos 24,9 mil que irão disputar o pleito de outubro.

O levantamento também mostra que a disputa mais concorrida será para o cargo de deputado distrital. Ao todo, 1.003 candidatos disputam as 24 cadeiras da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o que representa uma média de quase 42 concorrentes por vaga.

Para governador, serão 171 candidatos. 23,4 mil candidatos concorrem as vagas de deputado federal e estadual. Para o Senado, 182 candidatos pediram o registro ao TSE.

Mulheres – O aumento da presença de candidatas também foi registrado. Em 2010, o número de inscritas foi de 5.056. Em Outubro, 7.437 mulheres (29,81% do total de candidatos) disputam o pleito deste ano.

Para a secretária nacional de Coordenações Regionais do PT, Vivian Farias, o partido sempre foi protagonista no empoderamento e na participação das mulheres. Na estrutura partidária, as mulheres ocupam o mesmo espaço que os homens. 50% dos dirigentes são mulheres.

Vivian frisou que os números referentes ao aumento das candidaturas é animador, porém, insuficiente. Na Câmara dos Deputados por exemplo, a participação feminina se restringe à apenas 8,7% dos mandatos.

“O PT tem como proposta de Reforma Política à alternância de gênero nas listas partidárias” finalizou a dirigente.

O número de candidatos aptos a disputa eleitoral pode aumentar ou diminuir, tendo em vista que a Justiça Eleitoral tem até o dia da eleição para decidir sobre os registros.

O primeiro turno de 2014, será realizado no dia 5 de outubro. E o 2º turno, se houver, será realizado no dia 26.

 

Por Marcos Paulo Lima, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast