PT entra no TSE com representação contra Folha, Uol e SBT

O pedido de liminar tem como base a quebra do princípio da isonomia ao excluir das sabatinas eleitorais o ex-presidente Lula e o PT

O Partido dos Trabalhadores entrou com um pedido de liminar no Tribunal Superior Eleitoral contra a Folha de S. Paulo, o portal Uol e o SBT por terem excluído Lula e a legenda das sabatinas eleitorais. Na representação, assinada pela presidenta, senadora Gleisi Hoffmann, o PT denuncia a quebra da isonomia por parte dos veículos e, frente à ilegalidade, a configuração de campanha antecipada, uma vez que a própria Folha de S. Paulo anunciou que os seis primeiros colocados seriam convidados mas substituiu Lula e o PT pelo senador Álvaro Dias (Podemos), sétimo colocado nas pesquisas.

Na terça-feira (8), o PT enviou carta aos diretores dos três veículos buscando um acordo que foi ignorado e, com base nisso, acionou o TSE. A liminar pede, ainda, o cancelamento das sabatinas e a imposição de multa de até R$ 25 mil por campanha antecipada.

Lula está em pleno gozo de seus direitos políticos e é o candidato do Partido dos Trabalhadores. Além de ser o primeiro colocado em todas as pesquisas eleitorais, o PT possui uma proposta programática para o país e, exclui-lo dos debates eleitorais, é cercear também o direito dos eleitores terem pleno conhecimento das propostas do partido e do candidato preferido da população.

“As representadas, portanto, ignoram que a candidatura do ex-Presidente Lula representa, para além de suas ideias e propostas enquanto pessoa, um projeto de governo e gestão do próprio Partido dos Trabalhadores que, por sua vez, possui toda a possibilidade e interesse de enviar um representante de sua candidatura para participar do ciclo de entrevistas promovido”, registrou a representação.

Leia o documento na íntegra:

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast