PT lamenta falecimento de Elifas Andreato, o “pintor de sons”

Autor de mais de 300 capas de discos das maiores estrelas da MPB, Elifas Andreato retratou as cores e as formas da nossa cultura popular

Site do PT/Comitê de Luta

Arte de Elifas Andreato para os Comitê de Luta

O Brasil está de luto com a passagem de um dos maiores artistas do designer gráfico mundial. Elifas Andreato era ilustrador, cenógrafo, pintor, fotógrafo e tudo mais que podíamos imaginar.

Autor de mais de 300 capas de discos das maiores estrelas da MPB, de Chico Buarque a Paulinho da Viola e Martinho da Vila, passando por Vinicius de Morais, Zeca Pagodinho e Criolo, Elifas Andreato retratou as cores e as formas da nossa cultura popular.

Teve uma infância pobre, nasceu em Rolândia, no interior do Paraná, e ainda jovem foi criado nos cortiços de São Paulo, até ser descoberto quando trabalhava em uma fábrica de fósforos. Fez estágio em agência de publicidade, chegou até a Editora Abril, quando teve enorme destaque em 1970, com o lançamento da coleção de fascículos História da Música Popular Brasileira.

No período da ditadura, integrou a equipe de jornais da imprensa alternativa, fez cartazes para peças de teatro censuradas pelo governo militar, lutou pela redemocratização e pelo fim do regime autoritário.

Elifas Andrato amou o Brasil apesar de todas as desigualdades que fazia questão de denunciar em suas obras. A cena do Menino correndo com a Bandeira Nacional, deixando um rastro de estrelas, é um marco nas artes gráficas brasileiras. Resume e revela toda a grandeza e beleza da obra do artista.

O seu último trabalho foi o desenho criado para a capa da cartilha do Comitê Popular de Luta do PT.

A cultura popular perde um dos seus maiores defensores. Nós, os brasileiros e brasileiras sobreviventes desse governo nefasto de Jair Bolsonaro, agradecemos o legado deixado por Elifas Andreato. Sua luta sempre será a nossa luta! Aos familiares e amigos, nossos sinceros sentimentos. Descanse em paz, companheiro!

Gleisi Hoffmann, presidenta do PT
Reginaldo Lopes, líder do PT na Câmara dos Deputados
Paulo Rocha, líder do PT no Senado
Gilberto Carvalho, diretor da Escola Nacional de Formação Política

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast