PT lança pré-candidatas lésbicas, bissexuais e trans em SP

Por inclusão e representatividade, primeiro Seminário de Pré-candidaturas LGBT organizou mesas de formação e debate na sede nacional do partido

Agência PT

Num dia histórico para o Partido dos Trabalhadores, foram apresentadas nesta sexta-feira (1°) as pré-candidatas lésbicas, bissexuais e trans do partido durante o Primeiro Seminário de Pré-candidaturas LGBT do PT.

O Partido que mais avançou no combate à LGBTfobia e no desenvolvimento de políticas públicas para essas populações vem com essa iniciativa dar um importante passo em prol da diversidade e da representatividade na política. Especialmente após o golpe conservador que cotidianamente ataca direitos e tenta invisibilizar minorias, torna-se essencial que todos os espaços de disputa política, no que se inclui o Legislativo, tornem-se ainda mais espaços de luta e resistência.

“Não falamos só da população LGBT, falamos das mulheres, da juventude, das negras, dos deficientes, mas, além disso, queremos nossas candidatas visualizadas nesse processo com o mesmo nível de importância e dedicação”, afirma a secretária nacional LGBT, Janaína Barbosa de Oliveira. “Ao olharem para nós e acharem que somos somente lésbicas, bissexuais, travestis… A gente é além disso. E a gente quer debater educação, segurança pública. Isso será uma tarefa árdua.”

O lançamento do Elas Por Elas LBT, que lotou o auditório do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, em São Paulo, dialoga com a iniciativa Elas por Elas, iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, que tem como objetivo principal impulsionar, ampliar e dar visibilidade à participação feminina na política.

“Não tem como falar do projeto Elas por Elas sem trazer esse recorte das mulheres LGBT. É a primeira vez que a secretaria de mulheres abre as portas pra nós mulheres lésbicas, bissexuais, transexuais”, saúda Janaína.

A secretária de mulheres, Anne Karolyne, aproveitou a ocasião para reforçar o aspecto formativo desse trabalho que tem sido realizado. “Vai ter formação paras as pré-candidatas, para que dialoguem de verdade com a sociedade, vai ter estrutura de comunicação, são ferramentas para ajudar a compor a estrutura.”

“O Partido dos Trabalhadores é um partido de coragem, de luta. As mulheres negras, a população LGBT não têm nenhum outro partido para se filiar. Eu sou mulher, sou LGBT e não tem outro partido que eu poderia estar, é um partido que me recebeu com carinho, que tem estrutura”, afirmou Rose Gouvêa, advogada e fundadora da ONG Aliados (Aliança pela Livre Identidade e Apoio a Diversidade de Orientação Sexual), em Jundiaí (SP).

Ao longo do dia, diversas mesas de formação abordaram questões que vão do financiamento de campanha, à organização, além do debate Brasil que o Povo LGBT quer.

“Já foi o período em que a militância identitária só serviam para ir para a rua distribuir papel. Nós vamos disputar com conteúdo corações e mente!”, conclamou Verônica Lima, eleita vereadora em Niterói, no Rio de Janeiro.

“O golpe que estamos vivendo hoje é tão profundo que nós precisamos nos fortalecer pra avançar nossa pauta”, afirmou a vereadora Juliana Cardoso, resumindo o espírito de união e resistência que deu a tônica do dia.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast