PT mantém ofensiva na disputa municipal e cobra Justiça para Lula na TV

A luta política do ex-presidente ganhou relevância nas ações empreendidas pelo partido e militantes no Brasil e no mundo no dia do seu aniversário, denunciando a perseguição da qual o maior líder político brasileiro ainda é vítima. Em 18 capitais, os candidatos a prefeito do PT lembraram na propaganda eleitoral o papel desempenhado pelo maior estadista brasileiro em favor do povo nos últimos 45 anos

foto: Ricardo Stuckert

Ativistas políticos e o PT colocaram a luta em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comemorou 75 anos nesta terça-feira, 27, no centro das ações nas ruas e redes sociais empreendidas por ativistas no Brasil e no mundo. Em pelo menos 18 capitais brasileiras, candidatos às prefeituras do PT usaram o mote do aniversário de Lula para mostrar as realizações dos governos do PT e para denunciar a perseguição política do veterano líder político. A ofensiva do PT nas capitais é para lembrar as realizações e políticas públicas criadas pelo PT e mostrar a perseguição a Lula.

Foram veiculados vídeos com Lula na propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito do PT em Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Macapá (AP), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES). Em outras cidades pólo, como Campinas, também houve propaganda denunciando a perseguição ao ex-presidente.

O candidato do PT em São Paulo, Jilmar Tatto, parabenizou o ex-presidente em seu programa eleitoral. Também a deputada federal Marília Arraes (PT-PE), fez referência à importância de Lula e do envolvimento direto do ex-presidente no lançamento de sua candidatura à Prefeitura do Recife. Em Natal, Jean Paul Prates também defendeu Justiça para Lula, ao lembrar o legado do ex-presidente, como o Bolsa Família, o Luz Para Todos e o Minha Casa Minha Vida.

Propaganda em São Paulo

Propaganda em Natal (RN)

O ex-presidente luta na Justiça por sua inocência e para ter seus direitos políticos resgatados. Lula foi condenado de maneira injusta num processo ilegal e sem provas, que o impediu de ser candidato à Presidência da República em 2018, quando foi preso por decisão arbitrária do ex-juiz federal Sérgio Moro. Como prêmio por ter retirado o líder nas pesquisas eleitorais nas eleições presidenciais daquele ano, Moro ganhou como prêmio o Ministério da Justiça no governo de Jair Bolsonaro.

Propaganda em Recife (PE)

A denúncia de que o mais popular presidente da história do Brasil foi vítima de um processo de lawfare – vítima de agentes do Estado que se utilizam do aparato judicial para perseguir adversários políticos – ganhou ontem as redes sociais e virou mote de parlamentares e líderes políticos no país e no exterior. Há um consenso internacional de que a ascensão de um líder da extrema-direita no maior país da América Latina e a volta da agenda neoliberal no centro do Palácio do Planalto só foram possíveis porque Lula foi condenado injustamente num processo eivado de irregularidades.

Propaganda em Fortaleza (CE)

Em Fortaleza, a deputada Luiziane Lins (PT-CE), que disputa a prefeitura da capital cearense, lembrou os tempos em que Lula era presidente e o povo brasileiro melhorou de vida. “Lula botou comida na mesa, criou empregos, abriu escolas. Hoje, ele completa 75 anos. Parabéns, Lula. Do povo que tanto ajudou”, destacou o video veiculado na propaganda eleitoral de televisão.

Propaganda em Campinas (SP)

 

Propaganda em Belo Horizonte (MG)

No Rio de Janeiro, a imagem de Lula foi explorada na propaganda eleitoral da deputada federal Benedita da Silva (PT), candidata à Prefeitura. “O homem que dedicou a vida a fazer justiça merece Justiça. Lula, 75 anos. Parabéns. Comemore dia 15 de novembro, vote 13”, diz o locutor na peça que foi ao ar nas emissoras de rádio e televisão.

Propaganda no Rio de Janeiro (RJ)

Benedita cita o ex-presidente e defende que a administração municipal obteve melhorias para o Rio durante os governos de Lula (2003-2010) e também no da ex-presidenta Dilma Rousseff (2011-2016). “Nos governos do presidente Lula, o Rio era mais feliz e sabia. Juntos fizemos o Bolsa Família, 82 mil unidades do Minha Casa Minha Vida e 745 mil empregos foram criados na cidade”, diz Benedita.

Propaganda em Curitiba (PR)

Em Curitiba, o candidato a prefeito Paulo Opuszka homenageou o ex-presidente. Um narrador parabeniza Lula, lembrando que ele “dedicou a vida para fazer Justiça para o povo” e, portanto, também “merece Justiça”. Diz o filme: “Hoje é o dia de comemorar os frutos desse legado, é dia de comemorar o emprego, a terra, a casa, o pão, o diploma. Comemorar a força daqueles que escolheram o lado certo da história, que não baixaram a cabeça, que levantam as bandeiras da nossa gente”.

O candidato a prefeito de Manaus pelo PT, Zé Ricardo, também citou no programa eleitoral o aniversário de Lula e disse que ele foi “injustiçado e injuriado”. Em Salvador, a candidata petista Major Denice também parabenizou Lula dizendo que deu ao ex-presidente o seu primeiro voto. “Com Lula nós aprendemos que podemos, sim, sonhar e podemos, sim, nos inspirar”, disse.

Propaganda em Salvador (BA)

Na Espanha, representantes políticos de todos os partidos de esquerda com representação no parlamento espanhol e líderes dos dois principais sindicatos deram votos de Felicidades a Lula. Uma iniciativa da da Plataforma Firmes con Lula, da Federación Internacional de Resistencia Migrante en España.

 

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast