PT na Península Ibérica faz encontro e comemora 30 anos do Núcleo em Portugal

Núcleos em Barcelona, Galiza, Madrid, Portugal e Valência retomam o diálogo com a realização do III ENPTI – Encontro dos Núcleos do PT na Península Ibérica

Núcleo PT Lisboa

Núcleos do PT na Península Ibérica retomam diálogo em encontro e comemoram os 30 anos do Núcleo do partido em Portugal

Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, a Voz do Operário, em Lisboa, vai receber o III ENPTI – Encontro dos Núcleos do PT na Península Ibérica, um evento importante na mobilização política e na organização da militância petista que reside fora do Brasil.

No sábado (30) ocorre a comemoração dos 30 anos do Núcleo do PT-Lisboa, fundado em 1993.

Segundo a organização do encontro, os representantes dos Núcleos estarão presentes em Lisboa, “compartilhando experiências de luta, oferecendo diálogo, apoiando e fortalecendo a presença dos fóruns do PT no Brasil”.

Durante três dias de intensa atividade política, petistas e simpatizantes vão debater temas como a conjuntura nacional e internacional, os avanços e desafios do governo Lula, a construção partidária e as reivindicações políticas da população brasileira na diáspora.

O III ENPTI, que tem apoio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI-PT), terá mensagens e lideranças políticas petistas, incluindo a participação presencial da titular da Secretária Nacional de Cultura do PT, Vivi Martins. “Sua participação no evento não apenas enriquece as investigações políticas, como também reforça o debate sobre política de cultura no âmbito internacional”.

Programação do III ENPTI

O Encontro terá início com o Jantar de Abertura no dia 29, no Restaurante Brasuca, em Lisboa.

No dia 30, os participantes vão debater a atuação do PT no Governo LULA e nas Lutas e Movimentos Sociais.

No dia 1º de outubro, a programação conclui com os debates sobre a atuação dos Núcleos do PT no Exterior e o VI ENPTEX – Encontro de Núcleos e Petistas no Exterior, que será realizado entre os dias 24 e 26 de novembro em Madri.

O III ENPTI ocorre na Voz do Operário, em Lisboa. A participação é presencial. Inscrições para credenciamento devem ser realizadas através do formulário: https://forms.gle/Q27zSi4X7gqm4U5e6

30 anos do Núcleo do PT em Portugal

No sábado, dia 30 de setembro, a Festa do Brasil do Futuro vai assinalar o aniversário de 30 anos da fundação do Núcleo do PT-Lisboa. A atividade político-cultural começa a partir das 19h no horário local.

A Festa do Brasil do Futuro será um espaço de diálogo ampliado com a comunidade brasileira, incluindo falas e mensagens de lideranças políticas do PT, banquinha de materiais, espaço de filiação ao PT e bolo de aniversário do Núcleo. A programação musical terá Batucada, Samba e Forró, com atuações de Baque Mulher Lisboa, Espaço Baião, Forró Harmonize e Pé de Bagaço, além do DJ Caio Azevedo.

O Núcleo do PT-Lisboa foi criado no dia 16 de setembro de 1993. Ao longo de três décadas de existência tem desenvolvido diversas ações em prol dos brasileiros e brasileiros que trabalham e vivem em Portugal, buscando reivindicar e elaborar propostas políticas que vão ao encontro de seus interesses.

O Núcleo do PT-Lisboa também busca articulações solidárias junto aos partidos políticos de esquerda em Portugal, em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Na atualidade, o Núcleo do PT em Portugal tem algumas tarefas fundamentais, incluindo o diálogo com a sociedade internacional sobre as lutas e conquistas do governo democrático e popular do presidente LULA.

Da Redação , com Núcleo PT Lisboa