PT promove seminário setorial de Direitos Animais

Evento virtual debateu a importância da pauta animal na agenda das esquerdas

PT Nacional

A Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Assuntos Setoriais do PT, com o apoio da Fundação Perseu Abramo (FPA), promoveu um seminário inaugural do setorial de Direitos Animais do partido. O encontro foi realizado no domingo, dia 20 de junho.

“A gente que se desafia a pensar um novo modelo de sociedade, um novo projeto de organização da vida, temos de começar a repensar valores, repensar saberes, vivências coletivas e individuais. Este setorial cumpre um papel determinante para a gente repensar nossa relação com os outros seres vivos e a natureza em si”, destaca a secretária Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT, Vera Lúcia Barbosa.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, saudou o movimento com entusiasmo. “A nossa luta por uma sociedade melhor onde não haja explorados nem exploradores, que haja justiça entre a humanidade, prescinde também de uma luta para que no futuro possamos ter a libertação dos animais. Sei que isso nos dias de hoje não é uma coisa simples nem fácil de fazer, por isso a importância de um setorial para trazer esta causa para a política, para conscientizar as pessoas, e mostrar que uma sociedade para ser evoluída tem que tratar com dignidade e respeito os animais.”

O secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Nilto Tatto, começou sua fala afirmando que a criação do Setorial de Direitos Animais é uma das coisas mais bonitas que ocorreu para dentro do PT nos últimos tempos. Ele destacou que no Congresso Nacional é comum encontrar parlamentares de direita que se elegem com essa pauta, mas que votam em projetos com impacto na biodiversidade e contra os animais, como por exemplo, as pautas dos agrotóxicos, do armamento e da caça. “A pauta de defesa da vida das pessoas e das outras espécies e formas de vida é uma pauta da esquerda”, afirmou o secretário.

Voto Animal

O seminário contou com a palestra de Bruno Pinheiro, porta-voz da Frente de Ações pela Libertação Animal (FALA). Ele tratou sobre a importância dos direitos animais na pauta política partidária e apresentou um balanço do Voto Animal, uma iniciativa da FALA que mapeia todas as candidaturas políticas comprometidas com a causa animal. “De todo trabalho que faço acompanhando alguns partidos políticos, assessorando voluntariamente sobre a pauta animal, este é sem dúvida o movimento partidário mais organizado em defesa dos direitos animais”, parabenizou o representante da FALA.

Em seguida, Vanessa Negrini da coordenação nacional Pró-Setorial de Direitos Animais do PT, apresentou um balanço dos avanços rumo a efetivação do Setorial. Até o momento, 845 pessoas em 18 Estados já assinaram o manifesto pela fundação do Setorial.

“Sendo o maior partido do Brasil, o PT – que no manifesto de sua fundação firmou que ‘buscará conquistar a liberdade para que o povo possa construir uma sociedade igualitária, onde não haja explorados nem exploradores’ – tem um papel fundamental na construção de uma nova sociedade, onde se reconhece que os direitos animais também é uma questão de direitos humanos, que a libertação de animais humanos e não humanos caminham juntas. Quando violamos os direitos animais, os humanos também acabam vitimados, seja pela proliferação de pandemias, como a COVID-19 que já matou mais de 500 mil brasileiros e brasileiras, seja pelo impacto da degradação ambiental no clima, pela repercussão na saúde, pelos desdobramentos na segurança e soberania alimentar”, destacou Vanessa.

Os representantes das coordenações estaduais – Ana Rita Tavares (BA), Francimery Bastos (DF), Paulo Campos (MG), Regina Zanchi (PR), Marcelle Toscani (RS) e Luciana Sinicio (SP) – deram informes sobre a organização do Setorial no Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná. Nestes estados, já se formaram colegiados provisórios e estão sendo realizados encontros locais de mobilização.

O evento contou com a participação de 117 integrantes do Setorial nos estados e foi prestigiado por parlamentares e dirigentes do PT. Também estiveram presentes saudando o nascimento do Setorial o deputado estadual Jacó Lula da Silva (BA); os vereadores Beto Noronha (Ijuí/RS), Ito Cardoso (Serrinha/BA), Jamille Gomes (Viçosa/MG), Janete Pietá (Guarulhos/SP), Joilma Rios (Várzea da Rocha/BA), Jonas Reis (Porto Alegre/RS), Leonel Radde (Porto Alegre/RS) e Tagner Camacari (Camaçari/BA), além de vários coordenadores de outros setoriais e dirigentes do PT.