PT reforça compromisso com candidaturas de mulheres na Paraíba

Projeto Elas Por Elas foi lançado no estado com a proposta de formação e fortalecimento de pré-candidatas

Danielle Silva

Mulheres durante lançamento nacional do Elas Por Elas em Curitiba (PR)

As mulheres petistas da Paraíba deram mais um passo na articulação de suas candidaturas para as eleições deste ano. O projeto Elas Por Elas foi apresentado na sede do PT, em João Pessoa, na quarta-feira (6) com a proposta de formação e fortalecimento das futuras candidatas para que tenham condições justas de disputa, dentro e fora do partido.

A pré-candidata a deputada estadual e presidenta do PT de João Pessoa, Luzenira Linhares, comemorou a chegada da iniciativa ao estado, justamente por ser mais uma ferramenta para a consolidação da política de paridade de gênero do partido.

“É mais um passo que o Partido dos Trabalhadores dá na perspectiva de igualdade que a gente defende. Lutamos muito. Começamos com a cota de 30%, que agora é de 50%. Mas nós também sabemos que se não forem dadas todas as condições para que as mulheres ocupem espaços, isso não vai acontecer”, disse.

No estado, o PT tem uma pré-candidata ao Senado, a vice-presidenta estadual do partido, Giucélia Figueiredo. Ela aponta que o debate do projeto deve ser expandido, e que as mulheres ainda têm um caminho difícil a ser percorrido.

“Nós temos que colocar esse projeto, esse debate, nas escolas. Abraçar todo o estado da Paraíba, mostrando que a participação da mulher na política é absolutamente necessária. Sabemos que nós também, enquanto mulheres, temos que romper as nossas próprias amarras, romper as amarras dos nossos grupos políticos e dos nossos próprios partidos”, defendeu.

Representante da Fundação Perseu Abramo (FPA), Vivian Farias fez uma apresentação de conjuntura às mulheres e homens que participaram do evento. Ela destacou que 86% das pessoas que não receberam votos nas eleições de 2016 eram mulheres.

“Nós não podemos ter mulher ‘laranja’, a gente tem que ter mulher ‘lilás’. Tem que ter mulher feminista, que defenda a nossa pauta e que nos represente”, enfatizou.

Vivian lembrou ainda o golpe machista e misógino sofrido pela presidenta Dilma. “Nós fomos golpeadas pelos nossos acertos. A gente estava numa base de sociabilidade tão hegemônica ao capital, tão correspondente à heteronormativa, que as pessoas se incomodaram em ver as mulheres no poder”, completou.

Além de lideranças petistas, o lançamento do Elas Por Elas na Paraíba contou, também, com a presença de mulheres de partidos aliados e de movimentos sociais.

Por Geisa Marques, da Comunicação Elas Por Elas