PT repudia atentado cometido contra a Mesquita Imam Ali, em Ponta Grossa

Não se pode menosprezar a extrema gravidade desse abjeto crime, certamente motivado pelo crescimento da cultura de ódio no país, suscitado pelo bolsonarismo, adverte o partido

Site do PT

A atuação de Contarato destaca-se pela combatividade na defesa da democracia, da justiça e dos direitos consagrados na Constituição

O Partido dos Trabalhadores repudia, de forma veemente, o atentado cometido contra a Mesquita Imam Ali, situada em Ponta Grossa. Nesse covarde atentado, as paredes do templo foram sujas e um exemplar do Alcorão, livro sagrado muçulmano, queimado.

Não se pode menosprezar a extrema gravidade desse abjeto crime.

A Constituição brasileira, consagra, no artigo 5º, VI, ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

No mesmo sentido, a Declaração Universal do Direitos do Homem, protege, em seu artigo 18, a liberdade de pensamento, consciência e religião e estipula que esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto, em público ou em particular.

É muito importante destacar, ademais, que o Brasil é um país multicultural, multiétnico e de sincretismo religioso. Com efeito, nosso país tem notável tradição de tolerância às diversas religiões praticadas em seu âmbito. Aqui, ao contrário do que acontece em algumas nações, cristãos, muçulmanos, judeus e praticantes de religiões de matriz africana sempre souberam conviver de forma pacífica e cooperativa.

Essa abjeta agressão à Mesquita Imam Ali representa, portanto, ruptura inaceitável com os valores inscritos em nossa Constituição, nas convenções internacionais sobre direitos humanos e com uma notável tradição de tolerância cultural e religiosa.

Em nosso entendimento, esse crime foi certamente motivado pelo recente crescimento da cultura de ódio no país, suscitado pelo bolsonarismo, que também já resultou em atentados contra religiões de matriz africana. Intolerância política e intolerância religiosa estão indissoluvelmente relacionadas. Ambas se nutrem do ódio ao diferente e ambas resultam na perseguição a minorias.

Exigimos que as autoridades tomem, de imediato, todas as medidas cabíveis para investigar esse crime, que agride os valores republicanos de liberdade de culto, de expressão e o princípio ecumênico do respeito ao próximo.
Por último, o PT Nacional e Paranaense manifestam sua mais irrestrita solidariedade à comunidade islâmica do Paraná e do Brasil.

Gleisi Hoffmann
Presidenta PT Nacional

Arilson Chioratto
Presidente PT Paraná

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast