PT-RS realiza Seminário Estadual de Comunicação nesta quarta

Secretário Nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto falará sobre estratégias do partido na disputa ideológica contra direita golpista

Site do PT

PT debate e organiza militância para combater fake news

Desdobramento do Seminário Nacional de Comunicação do PT, realizado nos dias 13 e 14 de abril, em Brasília, o diretório estadual do Rio Grande do Sul realiza no dia 7 de junho, a partir das 8h30, na sede do Sindicato dos Bancários, no Centro Histórico de Porto Alegre. O objetivo é promover debate e troca de experiências de comunicação, visando o combate à fake news, processo eleitoral de 2024 e o fortalecimento do partido.

De acordo com o deputado federal Jilmar Tatto, Secretário Nacional de Comunicação, este seminário é o primeiro de uma série que irá debater a formação para combater as redes locais de disseminação de mentiras. “Queremos entender o organograma da fake news e como eles operam aqui no Brasil, nos estados e nos municípios, para poder fazer a disputa. Organizar o PT a partir dos municípios”, afirma o dirigente.

Segundo a Cartografia da Controvérsia, um estudo feito pelos pesquisadores Fernanda Sarkis e Marcus Nogueira no Seminário Nacional, essas redes de fake news se organizam nos territórios, onde elegem seus porta-vozes que ganham destaque e reconhecimento público a partir de uma rede de divulgação e compartilhamento desse tipo de conteúdo.

“A Secretaria Nacional de Comunicação está se organizando e se estruturando para defender o nosso governo, nosso partido e defender o povo brasileiro dessas mentiras propagadas por essa rede no dia a dia”, explica Tatto em entrevista para o Jornal PT Brasil nesta segunda (05/06). O parlamentar paulista ainda completa: “vamos organizar o nosso lado para combater através da verdade, divulgando aquilo que a gente acha correto e posicionando o PT”.

Além de debater comunicação, o seminário visa instrumentalizar a militância de maneira que possam analisar e entender o comportamento da extrema direita nas redes nos âmbitos regionais e locais, que permita identificar os atores e quem financia as mentiras e discurso de ódio.

Para Tatto, essa divulgação do ódio, além de fazer o mal em sí próprio, gera dinheiro e garante votos para seus propagadores. “O PT tem que participar desse debate e combater com luta política, luta social, através da disputa ideológica que está acontecendo diariamente nas redes, e também para fazer a disputa eleitoral em 24 e 26”, finaliza o dirigente petista.

Conheça a programação:

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura

9h30 – Oficina da Fundação Perseu Abramo

11h – Ecossistema da Comunicação e o Papel da Base Partidária

14h – Mapa da Rede: Cartografia da Controvérsia e Mapa da Rede do RS

16h30 – Preparação para eleições 2024

17h30 – Encerramento

Local: SindBancários, Rua General Câmara, 424 – Centro Histórico, Porto Alegre-RS