Publicação internacional dá o título de ‘projeto inspirador’ para a Paulista aberta

Receberam destaque ainda a rede de ciclovias que possibilitam o uso “até então inimaginável” de bicicletas em São Paulo e a criação de novas faixas exclusivas para ônibus

São Paulo, 28/06/2015 - Inauguração da ciclovia da Av. Paulista. Foto: André Tambucci / Fotos Públicas

O projeto de abertura da Avenida Paulista para pedestres foi eleito pelo “ArchDaily”, site especializado em arquitetura, como “inspirador” na categoria comprometimento urbano de 2015.

Receberam destaque ainda a rede de ciclovias que possibilitam o uso “até então inimaginável” de bicicletas em São Paulo e a criação de novas faixas exclusivas para ônibus. Segundo o site, a abertura da Paulista para pedestre incentiva a arte e cultura urbana.

A equipe editorial do “ArchDaily” reconheceu 13 projetos, iniciativas e pessoas no mundo todo que “provaram ser líderes” neste ano.

De acordo com a publicação, foram selecionados projetos que têm “compromisso em promover práticas em arquitetura que atendem a muitas pessoas, em todos os cantos do mundo – da Bolívia a Londres, de Chicago a Veneza, de equipamentos públicos em favelas a terminais de drones na África”.

O site justificou a escolha mencionando a aprovação do novo Plano Diretor da cidade em 2014. Segundo o “ArchDaily”, desde então, os principais eixos estruturais estão em andamento “e já demonstram mudanças significativas no cotidiano da capital paulista”.

Também foi citado o destaque da mídia internacional à Prefeitura de São Paulo, comandada por Fernando Haddad (PT), que avalia a gestão como “visionária e corajosa”.

“Os princípios, estratégias e instrumentos do novo Plano Diretor se baseiam na criação do Fundo de Desenvolvimento Urbano, combate à ociosidade e retenção especulativa dos imóveis que não cumprem sua função social, compatibilização do crescimento urbano com um novo padrão de mobilidade, incentivos para que as novas construções melhorem a sua inserção urbana, além de reforçar o compromisso com a agenda ambiental e abordar outros pontos fundamentais como a habitação e zonas de interesse especial”, diz o texto.

De acordo com a equipe editorial do “ArchDaily”, “mesmo sob pressão de uma sociedade conservadora, a atual gestão conseguiu impulsionar e ganhar reconhecimento da população em algumas de suas principais ações, como inserir uma rede de ciclovias que possibilitam o uso – até então inimaginável – de bicicletas, criar novas faixas exclusivas para ônibus, abrir a avenida Paulista – ícone da cidade – para que os pedestres possam ocupá-la durante todos os domingos, incentivar a arte e cultura urbana.”

Avenida Paulista – Prefeitura abriu oficialmente a via para pedestres e ciclistas no dia 17 de outubro. O Ministério Público Estadual (MPE) chegou a recomendar que a gestão de Haddad não fechasse a via para carros e ameaçou multar a administração em R$ 30 mil.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do jornal “Estado de S. Paulo”

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast