“Quando a gente se qualifica, o nosso projeto de nação ganha força”, diz Vivian Farias

Em entrevista ao Jornal PT Brasil, vice-presidenta da FPA e diretora da Escola Nacional de Formação do PT fala sobre a nova jornada de formação política do partido

Reprodução

Vivian Farias: nova jornada será um marco na preparação da militância para as eleições municipais de 2024

A edição do Nova Primavera 2024, lançada neste mês pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e pela Secretaria Nacional de Formação do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT), foi tema do Jornal PT Brasil desta segunda-feira (25).

A vice-presidenta da FPA e diretora da Escola Nacional de Formação do PT, Vivian Farias, falou sobre a nova jornada e afirmou que a agenda promete ser um marco na preparação da militância para as eleições municipais de 2024.

Com novo formato, foco nos territórios e na importância do trabalho das bases sociais, a jornada de formação visa fortalecer a capacitação e engajamento político, com encontros regionais e nacionais, e oficinas.

Novidades

Ao Jornal PT Brasil, Vivian Farias falou da reorganização do processo formativo, com a introdução de trilhas de conhecimento e perfis diversos de participantes. Reforçou ainda que o objetivo é oferecer uma formação adaptável às diversas realidades e com maior capilaridade, permitindo uma leitura mais ampla do território e da conjuntura política atual.

“A jornada não se limita apenas a militantes partidários, mas também acolhe simpatizantes, integrantes de movimentos sociais, candidatos”, pontuou Farias.

Ela destacou ainda as novidades da jornada com novos perfis no processo de formação. “Esse ano tem muita novidade boa. Existe uma reorganização do próprio processo formativo, onde a gente vai ter trilhas de conhecimentos, mas a gente vai ter também perfis diferentes”, explicou.

“Nesses perfis diferentes cabem simpatizantes do partido, militantes de organizações dos movimentos sociais, você que já tem o seu comitê de luta organizado, que participou dos outros Novas Primaveras, dirigentes, candidatos. Então a porta está aberta para todo mundo formar uma ação”.

Vivian também ressaltou a importância da leitura do território e da realidade regional. “Eu sempre falo que a formação, durante algum tempo, foi vista como algo bancário, como algo que você dá lá um calhamaço de papel e que isso muda a ação por si só. Não. O processo formativo é a leitura do território, ele é a leitura da realidade e ele é a leitura também da conjuntura que a gente está vivendo. Então, nesse processo eleitoral 2024, o Nova Primavera está tinindo e a gente quer que todo mundo venha para esse grande processo formativo do PT”, enfatizou.

Importância da formação política

Em momento de polarização e disputa de ideias, a formação política desempenha um papel crucial na consolidação das candidaturas do PT em todo o país, destacou Vivian, que também ressaltou a importância de eleger não apenas representantes, mas indivíduos comprometidos com valores democráticos e inclusivos. “O atual cenário político demanda uma atuação ativa na defesa da democracia, da solidariedade e dos direitos humanos”.

Assista a entrevista, na íntegra:

Calendário da jornada

O calendário da Nova Primavera 2024 está repleto de atividades envolventes. As inscrições estão abertas desde 19 de março e seguem até esta terça-feira (26). Elas podem ser realizadas pelo site do projeto e estão abertas a toda a militância petista, como dirigentes, participantes das edições anteriores do programa e novos inscritos.

Nesta terça (26), às 19h, haverá o lançamento oficial da jornada em uma live, promovida pelo PT e pela FPA, para apresentar o programa deste ano, com a ementa das atividades e abordagem dos conceitos que serão trabalhados na edição.

O evento, ao vivo, contará com a participação da presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

A partir de abril, terão início as oficinas nacionais, seguidas por festivais, ações de cultura e oficinas territoriais em maio. O ápice da jornada será no mês de junho, com o desenvolvimento de estratégias para a disputa eleitoral e a consolidação das aprendizagens.

Leia mais: Datafolha: PT segue como partido preferido dos brasileiros

Inspiração para novas candidaturas

A Nova Primavera tem servido como uma plataforma para o surgimento de lideranças políticas dentro do PT. Vivian destacou casos de participantes que ascenderam a posições de destaque no partido após participarem da jornada formativa. “O evento não se restringe apenas a candidatos, mas também oferece espaço para dirigentes, organizadores de base e ativistas da educação popular”.

Evento presencial em Salvador

Além das atividades virtuais, está previsto um evento presencial em Salvador (BA), que incluirá um curso para dirigentes do PT.

A cidade sediará também ações culturais e oficinas territoriais em maio. Essa iniciativa visa fortalecer o sistema nacional de formação política, englobando tanto militantes ativos quanto simpatizantes interessados em contribuir para o projeto político do partido.

Vivian Farias encerrou a entrevista com uma convocação entusiasmada para que todos se envolvam na Nova Primavera 2024. Ela enfatizou a importância de nunca desistir da utopia de um Brasil mais justo e igualitário, onde os direitos humanos são respeitados.

“Quando a gente se qualifica, o nosso projeto de nação ganha força, o nosso presidente Lula ganha força. Para concluir, a gente subiu a rampa junto com Lula, mulheres, nordestinos, negros, garis, animais, mas para que esse conteúdo programático permaneça lá, a nossa luta também tem que ser permanente”, concluiu.

Com Lula, cenário econômico melhorou e país voltou a crescer em apenas 1 ano e 3 meses

Da Redação, com informações da FPA