Rádio PT: Oposição quer confundir apagão com racionamento

“A oposição muitas vezes confunde a opinião pública. Fazia isso quanto à questão da privatização, confundindo com concessão, e agora faz uma confusão entre o que é apagão ou blecaute e racionamento” afirmou deputado federal Jesus Rodrigues (PT-PI).

Essas foram as palavras do deputado federal Jesus Rodrigues (PT) em relação aos apagões que ocorreram em alguns pontos do país na última terça-feira (04). Jesus Rodrigues reiterou o discurso do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, garantindo que não haverá racionamento de energia elétrica no Brasil, a exemplo do que ocorreu em 2001, no governo Fernando Henrique Cardoso, quando foi lançado o Programa Emergencial de Redução do Consumo de Energia Elétrica.

“O Governo tucano fez um planejamento na questão energética. Não foi um planejamento para gerar energia, a fim de atender às pessoas, mas um planejamento de como se faria o racionamento. E nós passamos meses e meses sendo obrigados a dormir sob o calor — e para nós, do Nordeste, o ar-condicionado é uma peça fundamental —, tendo muitas vezes que dividir quarto com os filhos para economizar energia em nossas casas”, frisou.

Para o deputado, os apagões estão relacionados a problemas pontuais e imprevistos. “O apagão ocorre por uma falha técnica no sistema, um curto-circuito, até um raio que cai numa torre pode interromper o fornecimento de energia, e sobre isso o sistema energético não tem controle. Há pouco tempo, no Piauí, nós tivemos uma queimada embaixo de duas linhas elétricas e ela causou um desligamento em todo o Nordeste. Como uma queimada no interior do Piauí, entre as cidades Canto do Buriti e Eliseu Martins, pode ser controlada e evitada? Claro, tem o trabalho de prevenção, mas são coisas que acontecem e geram apagões. Os apagões sempre existirão”, disse.

Jesus Rodrigues destacou que, em relação a 2001, o consumo de energia cresceu muito, principalmente em decorrência do aumento do poder de consumo dos brasileiros. “Nunca antes na história deste País se pagou salário mínimo de 300 dólares. Com esse salário, as pessoas têm condições de comprar uma geladeira, têm condições de comprar um ventilador. Quem tinha ventilador compra um ar-condicionado. Então, há uma demanda muito maior de energia, coisa que, em tempos atrás, no Governo Tucano, nós não tínhamos. Nós tínhamos uma exclusão de consumidores e exclusão de planejamento”, concluiu.

(Assessoria Parlamentar)