Reforma de Bolsonaro fará o brasileiro trabalhar mais para se aposentar

Com a alteração da Previdência, brasileiros terão que contribuir por 20 anos e cumprir idade mínima (65 homens, 62 mulheres) para ter direito a 60% da aposentadoria

Jair Bolsonaro (PSL) quer fazer os brasileiros trabalhar até o fim da vida. As regras de idade mínima e tempo de contribuição da Reforma da Previdência soaram como música aos ouvidos do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), que disse que  “todo mundo consegue trabalhar até os 80 anos”.

Isso porque com a proposta apresentada nesta semana os brasileiros terão que trabalhar mais tempo para conseguir se aposentar. Com a reforma, a aposentadoria por tempo de contribuição vai acabar. Todos os trabalhadores farão parte do sistema com idade mínima – 65 anos para homens e 62 para as mulheres.  Comparada com as atuais regras, o brasileiro terá ainda que trabalhar por mais 5 anos. O tempo mínimo de contribuição saltou de 15 para 20 anos.

A exigência de idade terá um período de transição. Se a proposta for aprovada, a idade mínima passa a ser, inicialmente, de 56 anos para mulheres e 61 anos para homens. Essas idades serão elevadas em seis meses a cada ano, até o limite de 62 anos para mulheres (em 2031) e 65 anos para homens (em 2027).

E todo esse esforço do trabalhador será para receber apenas 60% da média das contribuições. Para receber 100%, o brasileiro terá que ter contribuído por longos 40 anos. Portanto, a reforma de Bolsonaro penaliza os trabalhadores mais pobres e menos qualificados, uma vez que no Regime Geral de Previdência Social, que rege as aposentadorias dos trabalhadores do setor privado, em 2017, 52% dos brasileiros estavam aposentados por idade e a média do benefício foi de R$ 1.119,22.

As novas regras de idade mínimo e o aumento do tempo de contribuição fará a Previdência excluir muitos trabalhadores que terão dificuldades de comprovar 20 anos de contribuição. As exigências vão ainda retardar o acesso à aposentadoria de muitos brasileiros.

A reforma de Bolsonaro, em outras palavras, ignora as desigualdades sociais, regionais e econômicas do mercado de trabalho, inclusive, entre homens e mulheres ao aproximar as idades mínimas para concessão do benefício. O aumento do tempo de contribuição para o recebimento de 100% do benefício fará muitos brasileiros se aposentarem com um valor muito baixo ou nem se aposentar.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast