Retrospectiva 2021: Livro mostra destruição do país após golpe de 2016

‘Brasil: 5 anos de golpe e destruição’ foi lançado em setembro para lembrar que a luta contra os golpistas é uma luta em favor do povo pobre e da soberania nacional

Site do PT

Dilma e Lula no lançamento do livro 'Brasil: 5 anos de golpe e destruição’

A luta pela verdade ao longo de 2021 não se limitou à fundamental batalha jurídica travada para provar o conluio entre Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato contra o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores. 

Outra parte importante do trabalho foi mostrar à sociedade como a perseguição ao PT, o golpe contra Dilma Rousseff e a prisão de Lula serviram para implementar um projeto político que busca beneficiar os mais ricos, tirar direitos dos trabalhadores e sabotar a soberania nacional.

Nesse sentido, um importante feito foi a publicação do livro Brasil: 5 anos de golpe e destruição, editado pela Fundação Perseu Abramo e lançado em setembro passado (baixe aqui, de graça). 

Feita com ajuda de inúmeros colaboradores e organizada por Sandra Brandão, a obra apresenta um balanço do desmonte iniciado no governo de Michel Temer e aprofundado por Jair Bolsonaro, tocando em questões relacionadas a direitos, desenvolvimento, infraestrutura, política externa, democracia, pandemia e genocídio e questões de Estado.

Ali, é possível ver, por exemplo, que, nos cinco anos após o impeachment fraudulento de Dilma, o desemprego cresceu 70%; a soberania nacional foi atacada com o desmonte da Petrobras e a retirada de recursos da educação; a insegurança alimentar voltou com força e hoje atinge mais da metade da população (gráfico abaixo); a saúde perdeu recursos, com o valor real de investimento pera capta caindo de R$ 611, em 2015, para R$ 588, em 2021… A lista é imensa.

Segurança X Insegurança alimentar no Brasil

“Vamos fazer melhor”

A reunião de todos esses dados não busca desanimar, mas conscientizar a população e, especialmente, a militância sobre a importância de se lutar contra o projeto representado por Michel Temer, Jair Bolsonaro, Sergio Moro e tantos outros que tramaram e tramam contra o Brasil.

Como disse Lula, na cerimônia de lançamento do livro: “Temos de acreditar em uma coisa: só depende de nós e podemos voltar. E a gente não quer voltar para se vingar. A nossa vingança vai ser outra. Vai ser mais educação, mais salário, mais emprego, mais cultura, mais oportunidade, mais bolsa de estudo. Essa vai ser nossa vingança. Vai ser dizer: ‘Ó nós aqui outra vez, para fazer mais e melhor’” (assista abaixo).

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast