Retrospectiva 2021: Lula livre, inocente e esperança do Brasil

O ano que se encerra foi desafiador para os brasileiros, mas trouxe importantes conquistas que devem ser celebradas. Como a comprovação da inocência e a recuperação dos direitos políticos de Lula

Ricardo Stuckert

Lula faz discurso histórico no Sindicato dos Metalúrgicos, em 10 de março

Este foi um ano difícil e desafiador. Governados por um presidente despreparado e insensível até mesmo à necessidade de se preservar a vida da população, os brasileiros choraram centenas de milhares de mortes por Covid-19 que poderiam ter sido evitadas e sofreram com a volta da fome, da inflação e do desemprego.

Mesmo assim, apesar de tudo, também houve importantes conquistas, que não devem ser ignoradas. Pelo contrário, precisam ser lembradas e celebradas, para não nos esquecermos de que a luta deve ser permanente e, sobretudo, vale a pena! Por isso, nestes dias que antecedem 2022, vamos recordar as vitórias que tivemos em 2021 e preparar nossos espíritos para um novo ano, que certamente terá muita luta, mas há de trazer vitória.

E a forma melhor de começar esta retrospectiva é recordando a maior das conquistas de 2021 para aqueles que sonham com a volta do Brasil ao caminho da soberania e da justiça social: a comprovação definitiva da inocência e a recuperação dos direitos políticos de Lula.

Foi em 8 de março que a tão aguardada vitória chegou. Naquele dia, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconheceu o que a defesa de Lula argumentava desde o início: Sergio Moro não tinha competência para julgar as ações da Lava Jato contra Lula. A decisão acabou confirmada em 15 de abril pelo Plenário do Supremo, por 8 votos a 3.

Na prática, isso significava que os julgamentos realizados por Moro e as condenações que ele e a juíza Gabriela Hardt, que o substituiu quando se tornou ministro de Jair Bolsonaro, não tinham validade nenhuma. Começava a ruir definitivamente a farsa da Lava Jato. Lula era inocente e livre e, imediatamente, se converteu na esperança de dias melhores para o povo brasileiro.

É possível reconstruir o Brasil

Dois dias depois da decisão de Fachin, em 10 de março, Lula fez um discurso histórico a todos os brasileiros a partir do Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo, de onde, quase três anos antes, havia saído para se entregar à Polícia Federal e cumprir 580 dias de prisão injusta. Nele, agradeceu a todos que participaram da luta para provar sua inocência, no Brasil e no exterior – juristas, políticos, intelectuais, artistas, militantes, jornalistas independentes e o pessoal da Vigília Lula Livre –, e afirmou que é possível reconstruir o Brasil.

“Digo a vocês que quero dedicar o resto de vida que me sobra, e espero que seja muito, a andar por este país e a conversar com este povo. Alguma atitude nós vamos ter de tomar, companheiros, para que este país possa voltar a crescer. Para que este povo volte a sonhar. Este país já sonhou, este país já realizou”, lembrou (assista abaixo).

Hoje, Lula e seus familiares já contam com 23 vitórias da Justiça e nenhuma derrota. Prova maior de inocência, não há. Pesquisas comprovam que Lula é visto pelos brasileiros como o melhor presidente que já os governou. Também apontam que a maioria o quer de volta. Por sua vez, Jair Bolsonaro, resultado direto do golpe que tirou Dilma Rousseff do poder e levou Lula à prisão, é rejeitado pela maior parte da população. Já Moro, Dallagnol e a Lava Jato foram completamente desmascarados, aliás, tema de amanhã da nossa retrospectiva.