Nova derrota da Lava Jato: arquivado inquérito contra filho de Lula

Por falta de provas, MPF pede arquivamento de investigação aberta por Sergio Moro e pela Lava Jato de Curitiba contra Fabio Luis Lula da Silva, filho mais velho do ex-presidente Lula

Divulgação

Arquivamento foi pedido pelo Ministério Público Federal em São Paulo

Cai por terra mais uma invenção criada pela Operação Lava Jato e pelo ex-juiz Sergio Moro para perseguir o ex-presidente Lula e sua família. A pedido do próprio Ministério Público Federal (MPF), foi arquivada, por falta de provas, a investigação aberta contra Fabio Luis Lula da Silva, filho mais velho de Lula.

O inquérito, que tentava apresentar Fabio Luis como integrante de um esquema de corrupção, foi aberta em 2019 com base em indícios forjados pela Lava Jato. Essas evidências acabaram corretamente anuladas após o Supremo Tribunal Federal (STF) constatar que Moro nunca agiu com imparcialidade quando se tratava de Lula e sua família.

“É forçoso concluir que o presente apuratório carece de elementos indiciários de prática criminosa que remanesçam hígidos a justificar o prosseguimento das investigações”, diz um trecho da manifestação assinada pela procuradora Luciana da Costa Pinto, do MPF em São Paulo, para onde o caso foi remetido pela Justiça.

Justiça sendo feita

Em nota, o advogado Fábio Tofic Simantob, que defende Fabio Luis com Marco Aurélio de Carvalho, afirmou que o pedido do MPF encerra um conjunto de ilegalidades praticadas ao longo do processo apenas para manter a perseguição a Lula e seus familiares. 

“A manifestação do MPF põe fim a uma série de ilegalidades que foram cometidas neste processo. Desde a suspeição do juiz Moro até a incompetência territorial da vara de Curitiba, as ilicitudes foram sendo praticadas com o objetivo de dar sobrevida a uma investigação natimorta, por ausência de elementos mínimos da prática de crime”, disse.

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que o arquivamento é mais uma prova da perseguição jurídica de Moro e da Lava Jato contra Lula. “Cada dia fica mais claro o lawfare de que Lula e sua família foram vítimas. Mas justiça está sendo feita”, escreveu em suas redes sociais.

Esta pode ser considerada a 23ª vitória de Lula contra a Lava Jato. A mais recente havia ocorrido em 18 de novembro, quando, também por pedido do MPF, a Justiça arquivou inquérito aberto contra três filhos do ex-presidente Fábio Luis, Marcos Cláudio e Sandro Luis Lula da Silva.

Da Redação, com informações do Conjur

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast