Revezamento mantém vivo espírito do Acampamento Lula Livre

Todos os dias, caravanas trazem novos militantes que assumem os lugares dos que partem, mantendo firme a mobilização pela liberdade do ex-presidente

Joka Madruga/Agência PT

Acampamento de vigília democrática Lula Livre

O acampamento da vigília Lula Livre segue mobilizado e atraindo caravanas de diversos estados para a luta pela liberdade do ex-presidente, pela denúncia de sua prisão política e pela defesa da democracia. Mais de sete mil pessoas já passaram pelo acampamento Lula livre desde o último sábado (7), e cerca de 800 pessoas estão permanentemente acampadas nas imediações da Polícia Federal, em Curitiba, em esquema de revezamento.

Todos os dias, caravanas trazem novos militantes, que assumem o lugar dos que partem para um breve, mas merecido descanso. Assim, a mobilização se mantém firme e é possível garantir a segurança e a organização interna do espaço.

O revezamento permite ainda manter sempre vivo o espírito animado, dando a novas vozes a oportunidade de se somar à luta. Na quinta-feira (12), por exemplo, oito ônibus trouxeram apoiadores de Lula de São Paulo, estado que manterá uma comitiva de 200 pessoas permanentemente no acampamento.

Santa Catarina, por sua vez, tenta manter cem pessoas aqui, enquanto o MST terá delegação de 400 pessoas e o MAB, de cem. A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, berço do petismo e local marcado pela resistência democrática, manterá rodízio de oito dirigentes presentes em Curitiba.

Entre os movimentos e partidos que se mantém ao lado de Lula neste momento-chave no acampamento estão o PT, a CMP, a Apeoesp, o MMM, a UJS, a CUT, o PCdoB, o PCO, a Fetraf, a Fetaec, a FUP, a CNTE, o MAB, o MPA, a CONTAG e o PSOL.

Entre as organizações bem envolvidas no acampamento estão a Frente Resistência Democrática, a Consulta Popular, o Levante Popular da Juventude, a UBM, sindicatos de petroleiros e professores estaduais.

Entre os participantes dessas caravanas e as pessoas que vieram espontaneamente se somar à luta, já se ouve pelas barracas do acampamento os sotaques de pelo menos 12 estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal, além de companheiros e companheiras do Uruguai. Na tarde de ontem, somaram-se a esses companheiros de Londres, Lisboa e Paris.

Da Redação da Agência PT de Notícias, de Curitiba