Ricardo Coutinho é o candidato a senador pelo PT da Paraíba

Governador e prefeito da capital por dois mandatos em cada, Coutinho integra Time do Lula ao lado de Veneziano (MDB) governador e Maísa (PT) vice

Ricardo Stuckert

Ricardo Coutinho integra o Time do Lula na Paraíba

Na disputa pelo cargo de senador pela Paraíba, o PT está representado com um político com trajetória de sucesso no Estado: Ricardo Coutinho foi governador por dois mandatos consecutivos e prefeito da capital João Pessoa também por dois mandatos. Ele integra o Time de Lula na Paraíba ao lado de Veneziano Vital do Rêgo (MDB), candidato a governador, e Maísa Cartaxo, também do PT, candidata a vice-governadora.

Famoso pelo “maior São João do mundo”, realizado em Campina Grande, a Paraíba abriga também a terceira cidade mais antiga do Brasil, João Pessoa, onde se localiza o ponto mais oriental das Américas, a Ponta do Seixas. A cidade é considerada a segunda capital mais verde do mundo, atrás apenas de Paris (França). A Paraíba foi palco de batalhas históricas contra invasores estrangeiros, principalmente holandeses, no período colonial, e também de movimentos pela independência do Brasil.

Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT em todo o país

Os legados de gestão pública de sucesso são o principal cabo eleitoral de Ricardo Coutinho junto aos 3 milhões de eleitores paraibanos. Candidato ao Senado, Ricardo Coutinho governou o Estado por dois mandatos (2011-2018) e a capital João Pessoa também por dois mandatos (2005-2010), tendo saído na metade do segundo para se eleger governador. Antes de ser prefeito, foi vereador na capital em dois períodos.

Ricardo Vieira Coutinho nasceu na capital João Pessoa e iniciou a sua militância política no movimento estudantil no final dos anos 70 na Universidade Federal da Paraíba, em plena ditadura militar, quando era estudante de Farmácia. Durante especialização no Rio de Janeiro, nos anos 80, participou do movimento Diretas Já e da criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). De volta à Paraíba em 1985, é eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Farmacêuticos. Em 1990, ajuda a fundar o SindSaúde, que unificou todas as categorias da área da saúde.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e as candidatas do PT no Nordeste

No mesmo ano, já filiado ao PT, Ricardo Coutinho disputa sua primeira eleição, para deputado estadual, sem sucesso. Em 1992, é eleito vereador em João Pessoa e reeleito em 1996. Nas eleições de 1998, é eleito deputado estadual. Em 2004, agora no PSB, Coutinho é eleito prefeito de João Pessoa, sendo reeleito em 2008. Em 2010 é eleito governador da Paraíba, sendo reeleito em 2014.

De volta ao PT em 2021, Ricardo Coutinho tem o seu nome oficializado para disputar o Senado, avalizado por Lula e pela direção estadual e nacional do partido.

Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT na Paraíba

Para a eleição proporcional, o PT tem 6 candidatos a deputado federal e 3 candidatas a deputada federal para disputar as 12 vagas do Estado na Câmara dos Deputados. Concorrem pelo partido às 36 cadeiras da Assembleia Legislativa 20 candidatos a deputado estadual e 8 candidatas a deputada federal

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos e candidatas do Time do Lula no Estado da Paraíba:

TIME DO LULA NA PARAÍBA