Rio lança comitê da Frente Ampla Nacional pelas Diretas Já

Partidos e movimentos sociais presentes ao lançamento destacaram a importância da unidade de todos que querem restaurar a democracia no País

Paulo Pinto/Agência PT

Ato pelas Diretas Já em São Paulo

Para ampliar e fortalecer a campanha por eleições diretas para presidente da República ainda este ano, foi lançado, na noite desta segunda-feira (19), o Comitê do Rio de Janeiro da Frente Ampla Nacional pelas Diretas Já.

O ato ocorreu na sede da OAB-RJ, com a presença de diversos partidos políticos e movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), engajados na luta pela restauração da soberania do voto popular no Brasil.

Representando o Partido dos Trabalhadores, o secretário de Comunicação PT-RJ, Ricardo Pinheiro, afirmou que a campanha das Diretas Já é a meta e a bandeira que unifica a todos.

“É fundamental a construção da unidade, porque esse frente tem por objetivo a manutenção dos nossos diretos, que são cada dia mais ameaçados pela maior parte desse Congresso, que só pensa nos lucros dos banqueiros e do grande capital. Outro objetivo é o Fora Temer, que é uma palavra de ordem das mais populares possíveis. E a saída para isso é as Diretas”, afirmou.

Ricardo lembrou as duas Propostas de Emenda a Constituição (PEC) que tramitam no Congresso Nacional sobre a antecipação das eleições de 2018, ”que dão forma a esse processo das Diretas Já, que vem sendo acumulado na sociedade”.

“Hoje aqui é mais do que um lançamento. Tem que ser uma plenária que a gente já saia daqui com tarefas organizativas para ampliar essa pauta nos municípios, nos locais de trabalho, na nossa militância”, conclamou.

Para a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o comitê do Rio de Janeiro faz parte de uma luta nacional mais ampla, “que busca unificar a ampliar a luta das diretas”. “Para que a gente de fato tenha de volta uma democracia, que apesar de ainda de baixa intensidade, foi violentada”.

A deputada destacou a importância de agregar todos aqueles que querem barrar as reformas impostas pelo golpista de Michel Temer, derrotar esse governo e votar para presidente.

Pelo MST, Marcelo Durão enfatizou a necessidade de formar e esclarecer à sociedade do porque ir às ruas pelas Diretas Já.

“Mais do que massificar esse movimento, temos que compreender o momento histórico e construir a formação e o trabalho de base. As pessoas precisam compreender porque estão indo às ruas. Temer é apenas um pontinho do nosso inimigo. Nosso inimigo é muito maior e quer tirar o nosso petróleo, está de na nossa água, na nossa biodiversidade, está de olho no trabalho do povo brasileiro, por isso essa reforma trabalhista. As transnacionais, os banqueiros, as grandes empresas então juntos. Por isso essa necessidade forte nossa de trabalharmos em conjunto, mais do juntos, construir de forma unitária essa ofensiva”.

Assista ao lançamento aqui:

#AoVivo Começa agora a Plenária da Frente Ampla Nacional pelas Diretas Já, realizada na OAB, Rio de Janeiro.

Publicado por Mídia Ninja em Segunda, 19 de junho de 2017

Por Luana Spnillo, da Agência PT de Notícias