Rosinha: se Lula não estivesse preso, seria o presidente do Brasil

Presidente do PT no Paraná reafirma que a prisão de Lula é política e que a única solução para resgatar a democracia do país é lutar com o povo nas ruas

Divulgação/Flickr

Dr. Rosinha e o ex-presidente Lula

A prisão sem provas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é parte de um projeto político. Projeto esse que não governa em favor do povo brasileiro e retira direitos dos trabalhadores desde o golpe contra Dilma Rousseff. Essa é a avaliação do presidente do PT no Paraná, Dr. Rosinha, que vê a mobilização com o povo nas ruas como única solução para resgatar a democracia brasileira.

“Eles só poderiam fazer o que estão fazendo com o país depois de dois atos: primeiro, tirando Dilma com um golpe e, segundo, prendendo Lula pela liderança que ele é. Ele mobiliza multidões. Por isso a condenação injusta, imoral e inconstitucional. Porque se Lula estivesse solto, ele seria eleito Presidente”, esclarece.

E acrescenta que a participação do povo na política é fundamental para reverter esse cenário de retrocessos. Esse é um dos princípios da Caravana Lula Livre, que começou nesta sexta-feira, 05, no Rio Grande do Sul, segue por Santa Catarina, no sábado, 06, e chega ao Paraná no domingo, 07, quando a prisão arbitrária do ex-presidente completa uma ano.  Em Curitiba, a Caravana vai se unir a Vigília Lula Livre em uma série de atividades por justiça para o ex-presidente e contra a retirada de direitos.

“A Caravana leva o nome Lula Livre mas é também uma Caravana em defesa da democracia” declara Rosinha. E argumenta que o país não pode ser considerado democrático a partir do momento em que há um preso político e assassinatos motivados por questões políticas. Uma referência aos crimes brutais cometidos contra a vereadora Marielle Franco e contra a líder do Movimento dos Atingidos Por Barragens (MAB), Dilma Ferreira.

Nesse contexto, defende que o caminho é a mobilização popular: “sem a presença do povo, não haverá democracia”.

Como exemplo de resistência, cita a Vigília Lula Livre, que se mantém firme há 363 dias, em solidariedade ao ex-presidente. A resistência se consolidou em 08 de abril de 2018, no dia seguinte a prisão e, segundo Rosinha, não só denuncia que a condenação de Lula foi ilegal e injusta, como demonstra “a fibra do povo na luta pela democracia”.

Programação dos atos em Curitiba

Domingo, 07 de abril de 2019 – Democracia, Justiça e Lula Livre!

06h30 – concentração da militância no Terminal Boa Vista
7h40 – caminhada do Terminal Boa Vista para a Vigília, com chegada até 8h45.
09h00 – Bom dia Presidente Lula com as caravanas presentes na Vigília.
10h00 – Ato de encerramento da Caravana Lula Livre com Haddad.
14h30 – Boa tarde Presidente Lula.
14h45 às 16h15 – Apresentação cultural com grupos musicais da vigília.
17h30 – Ato inter-religioso
19h00 – Boa noite presidente Lula.

Jornada Lula Livre

Entre os dias 7 e 10 de abril todas as atenções estarão voltadas para a Jornada Lula Livre, iniciativa que pretender reforçar o posicionamento contrário diante da atual conjuntura política brasileira e ampliar a unidade em torno das lutas em defesa do maior líder popular da história do Brasil.

Com eventos programados em praticamente todos os estados brasileiros e também em diversos outros países, a Jornada Lula Livre terá seu grande ato nacional realizado no dia 7, dia em que a prisão política completa um ano.

A iniciativa é parte da reorganização das estratégias de mobilização dos comitês populares espalhados por todas as regiões da nação e reativa e campanha Lula Livre lançada ano passado. A jornada também se readequará aos lamentáveis desdobramentos políticos que aconteceram no país a partir da eleição de Jair Bolsonaro, como a reforma de  Previdência.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast