Rui Costa e Wellington Dias assinam abaixo-assinado por Lula Livre

Governadores da Bahia e do Piauí visitaram ex-presidente nesta quinta (27); Lurian, filha de Lula, também deixou seu apoio à campanha que será entregue ao STF

Ricardo Stuckert

Rui Costa e Wellington Dias

Os governadores da Bahia, Rui Costa, e do Piauí, Wellington Dias, visitaram Lula nesta quinta-feira (27) em Curitiba e, logo após o encontro, assinaram o abaixo-assinado que pede a anulação dos julgamentos que levaram o ex-presidente ao cárcere político – o documento será endereçado ao Supremo Tribunal Federal.

A iniciativa, organizada Comitê Nacional Lula Livre, foi motivada após a denúncia publicada pelo site The Intercept sobre a a atuação de Sérgio Moro como chefe das investigações e comandante e dos procuradores da Lava Jato  “por meio de aconselhamentos, repreensões e orientações, repassando conteúdos de decisões antes que fossem tomadas, dicas de supostas provas, e determinando ordem das fases da operação”.

O escândalo foi um dos temas abordados pelos governadores com o ex-presidente. “A expectativa da maioria absoluta do povo nordestino é de que se faça justiça. Se todos nós sabíamos da absoluta inocência de Lula, depois destas últimas notícias ficou escancarado para o mundo inteiro a falta de respeito à lei e à Constituição daqueles que o condenaram”, reiterou Costa.

Dias, no entanto, confidenciou que os desdobramentos jurídicos não são a única preocupação de Lula no momento. “Ele voltou a pedir que a nossa missão principal seja levar mensagem de esperança pelo Nordeste e seguir acreditando em nosso povo e é isso que vamos fazer”.

Rui Costa e Wellington Dias

Os governadores também detalharam ao ex-presidente os trâmites em andamento para tirar do papel o Consórcio do Nordeste, cujo objetivo é buscar maior autonomia da região em relação ao desgoverno de Jair Bolsonaro. “Em nome dos nove governadores, nos comprometemos a lutar para que o Consórcio do Nordeste viabilize políticas públicas coerentes com o legado que aprendemos durante os governos do PT”, explicou Costa.

Lurian também participa da campanha

Quem também esteve na Vigília nesta quinta foi Lurian, filha de Lula, que também deixou o seu apoio ao abaixo assinado. “Precisamos mostrar cada vez mais para o Brasil e para o mundo o quão injusta é a prisão de um homem de 73 anos de idade que não cometeu crime algum e ainda encontra uma força incrível para lutar por sua inocência”, declarou.

Lurian Lula da Silva

Lurian também retransmitiu aos militantes um recado frequente de Lula: “O meu pai sempre me diz o quanto é importante para ele a existência desta Vigília, mas também de como ele se preocupa com as retaliações que quem está sofre. São muito simbólicas as atividades que vocês realizam aqui”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast