Rui Falcão: Apresentação

Leia artigo do caderno de contribuições para o 6º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores

Tribuna de Debates do PT

Os textos a seguir (n.e.: textos do Caderno de Contribuições para o 6º Congresso Nacional do PT)  representam esforço inicial para os debates preparatórios do 6º Congresso. Não são a síntese desse processo que ora se abre, mas a tentativa de organizar a discussão na qual toda a militância petista deve se envolver nos próximos meses.

Os artigos, apesar de assinados individualmente, foram debatidos na Comissão Nacional de Teses, formada por decisão do Diretório Nacional e constituída por representantes de todas as tendências partidárias.

Participaram das reuniões os seguintes companheiros: André Singer, Artur Henrique da Silva Santos, Breno Altman, Bruno de Oliveira Elias, Carlos Henrique Árabe, Cícero Balestro, Geraldo Magela, Ivan Alex Lima, Luiz Soares Dulci, Marcio Pochmann, Marco Aurélio de Almeida Garcia, Maria Selma de Moraes Rocha, Maristella Victor de Matos, Markus Sokol, Renato Simões, Rodrigo Cesar, Rui Falcão, Sheila Maria Assis de Oliveira, Tassia Rabelo, Valter Pomar e Vilson Augusto de Oliveira.

Mesmo que a responsabilidade pelas opiniões defendidas seja de seus autores, prevaleceu o clima de construção coletiva, com a incorporação de muitas críticas e contribuições a cada tema.

Os principais pontos da agenda congressual foram abordados: situação internacional, balanço dos governos petistas, estratégia e programa, conjuntura e tática, organização partidária. Por sua importância, também se agregou um texto sobre a esquerda e a luta contra a corrupção.

Temos nessa publicação, portanto, seis ensaios que roteirizam as questões mais relevantes de nosso momento atual. Não são conclusivos ou definitivos, mas representam bom itinerário para a elaboração dos documentos congressuais e seu debate preparatório.

Todas tendências ou chapas de delegados devem se sentir livres para usar esses textos nas discussões internas e até assumi-los, total ou parcialmente, como seu próprio patrimônio de ideias.

O objetivo é permitir que o Partido dos Trabalhadores, diante de tantos desafios cruciais, esteja apto a olhar criticamente sua trajetória, reler o desenvolvimento da situação política do país e estabelecer uma orientação unitária que ajude as classes trabalhadoras na retomada de seu caminho emancipatório.

O golpe que depôs a presidenta Dilma Rousseff obriga-nos a um duplo empreendimento: recuperar o legado dos treze anos de governo sob direção petista, contra o qual se voltaram as oligarquias locais e seus aliados externos, ao mesmo tempo em que desvendemos debilidades e equívocos que nos levaram à tamanha derrota estratégica, de tal sorte que possamos traçar uma linha política e organizativa que dê resposta ao novo período da luta de classes.

A discussão ampla e democrática que estamos deslanchando, afinal, se dedica a preparar o PT e colaborar com as demais forças progressistas para a resistência contra o golpe, a luta pela reconquista do governo federal e o relançamento do processo de transformação social do Brasil.

Temos a responsabilidade de garantir que o debate seja plural e aberto à participação de qualquer homem ou mulher disposto a contribuir para seu avanço, mesmo que não esteja inscrito em nossas fileiras.

Não tememos a polêmica e a divergência. Uma das principais energias propulsoras do PT tem sido sua capacidade de conviver com a diferença e dela se nutrir para arejar a vida interna, apurando a percepção sobre os grandes problemas de nossa época e como enfrentá-los.

Estamos convencidos de que esse método é o correto também para resolvermos com sucesso as tarefas de renovação política, orgânica e geracional, perante as quais o 6º Congresso representa etapa fundamental.

Também é a maneira mais apropriada de abrir o debate partidário para a participação dos movimentos sociais, principal fonte constitutiva do PT e fator determinante de nossa atividade política.

Forjado nas lutas das classes trabalhadoras, partido de luta e governo, democrático e socialista, o PT é uma criação histórica do povo brasileiro: nossos processos de debate somente frutificam e fazem sentido quando se mesclam com os interesses, as aspirações e os pontos de vista dos milhões de homens e mulheres que vivem de seu próprio suor.

Estamos dando os primeiros passos para um congresso vitorioso, capaz de revigorar nosso partido e o conjunto do campo popular, impulsionando o papel que cabe à esquerda brasileira na luta anti-imperialista e no combate à ofensiva conservadora desfechada pelo grande capital contra os povos do mundo.

Essa coletânea de textos expressa nosso compromisso com um debate vivo, público e destemido, instrumento essencial para o PT seguir adiante em sua missão histórica.

(*) Parte integrante do caderno de contribuições para o 6º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores. Leia outros artigos do caderno aqui. Baixe aqui o PDF com todos os textos.

 

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast