São Paulo recebe Primavera das Mulheres no dia 25 de setembro

Concentração está marcada para as 16h, na Praça da República; de lá as mulheres seguem em caminhada com Manuela D’Ávila que termina em ato com Haddad

“Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a chegada da Primavera. E a nossa luta é em busca da Primavera!”

Quando Lula parafraseou Ernesto ‘Che’ Guevara no grande ato em São Bernardo ele profetizou o despertar de milhões de brasileiros e brasileiras. De trabalhadores e trabalhadoras que percebem o estado de exceção e os desmontes do Golpe. De mulheres que são as mais atingidas pela miséria e pela violência. Por isso, o Comitê Nacional de Mulheres com Manuela D’Ávila e Fernando Haddad declarou a Primavera das Mulheres, que ocorrerá na terça-feira (25) em São Paulo.

“As mulheres são as mais afetadas com a retirada de direitos. Mas também é das mulheres a decisão das Eleições. Essa disputa é crucial para nossas vidas. Quando o Lula fala da Primavera, de não deixar matar as flores, tem a ver diretamente com a luta das mulheres, de sempre resistir e de sempre florir com muito amor e solidariedade entre nós”, afirma Anne Karolyne, secretária nacional de Mulheres do PT.

A Primavera no dia 25 terá início com uma concentração às 16h, na Praça da República em São Paulo. As mulheres sairão em marcha com a  candidata a vice Manuela D’Ávila, às 17h30, até a Praça Ramos, onde ocorrerá um comício com a presença das candidatas do PT a chapa majoritária e com o candidato a presidente Fernando Haddad.

“O ato do dia 25 é um ato simbólico, mas representa tudo aquilo que a gente quer para um novo governo. Que as mulheres sejam a prioridade nas Eleições. É também um ato para reafirmar de que lado nós estamos. Nesse momento da conjectura do país, tem uma questão muito clara que é a decisão, por meio do voto, de qual projeto você quer combater e a luta das mulheres é contra o fascismo, contra o ódio e intolerância”, explica Anne.

Ainda segundo a secretária nacional, a Primavera das Mulheres é também uma luta pela retomada das política públicas promovidas pelos Governos do PT. De acordo com Anne, foi a partir do Lula que as mulheres passaram a ter prioridade no Brasil, tanto com programas como Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, quanto com o acesso à universidade, “que tem ampla maioria de mulheres”.

A visão do protagonismo das mulheres é compartilhada pela militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) Maria das Neves. “As mulheres são a força motriz das transformações sociais. Vamos virar o jogo nessas Eleições. Revogar a PEC 95 e retomar a agenda de desenvolvimento e geração de emprego. A Primavera das Mulheres vai florescer com Haddad e Manuela!”, diz.

O comitê responsável pela Primavera foi idealizado no dia 11 de setembro e é composto pelos partidos da coligação O Povo Feliz de Novo e mais movimentos populares como MAB, MST, MMM, Levante, UJS, CUT.

Para Anne Karolyne, os próximos dias são cruciais para o futuro do país, sobretudo, das mulheres brasileiras. “Vamos em busca dos nossos direitos e fazendo o compromisso com a chapa que entendemos ser a retomada de um Brasil feliz, tendo Haddad, que como prefeito fez muitas políticas públicas e sempre olhou com atenção para as mulheres, e a Manuela que é uma parceira aguerrida e sabe muito da luta das mulheres”.

“É chegada a hora das mulheres decidirem de qual lado estão. É o chamamento para uma posição sobre qual projeto a gente quer. O ato simboliza isso. É preciso florir. É preciso acreditar porque jamais conseguirão deter a Primavera!”, pontua Anne.

Da Redação da Comunicação Elas por Elas