Secretaria Nacional de Mulheres lança projeto inédito de História Oral

Objetivo é contar a história das mulheres no PT a partir da perspectiva das petistas. As três ex-secretárias nacionais de mulheres participaram e relembraram grandes momentos

Suely Oliveira, militante do PT há 42 anos.

Durante o 13º Encontro Nacional, a Secretaria Nacional de Mulheres do PT realizou o lançamento do projeto “História Oral das Mulheres”.

Trata-se de um grande levantamento e sistematização de banco de dados sobre as mulheres que constróem diuturnamente o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. O material também se transformará em um documentário completo para trazer à tona as trajetórias e luta das mulheres que, muitas vezes, são invisibilizadas.

“A nossa história não começa quando a gente senta na secretaria ou quando começa uma gestão. É importante saber o caminho que foi trilhado até aqui e todas as mulheres envolvidas”, afirmou Anne Moura, atual secretária nacional de mulheres do PT.

O projeto será realizado em parceria com o acervo Sérgio Buarque de Hollanda, coordenado pela Maria Alice, que vai produzir essa recuperação documental para enriquecer a história da humanidade e do país. Dentre os esforços realizados, Maria Alice cita como exemplo a recuperação do primeiro relatório do I Encontro Nacional do PT sobre movimento de mulheres, quando ainda estava vinculada à secretaria nacional de movimentos populares, além de moções aprovadas, documentos escritos por mulheres de todo país em seu próprio tempo.

O lançamento contou com a participação das três ex-secretárias nacionas de mulheres do PT: Conceição Nascimento, Maria Luiza (Luizinha) e Laisy Moriére — que compartilharam experiências e vivências na construção da luta das mulheres petistas; Ellen Coutinho, da Direção Nacional do PT, Selma Rocha, do Elas Por Elas; Suely Oliveira, do PT/PE; e a ex-ministra Eleonora Menicucci.

Uma síntese emocionante

Suely Oliveira, secretária estadual das mulheres de Pernambuco, apresentou a cronologia da história das mulheres dentro do PT. Ela milita no partido há 42 anos e participou de todos os encontros de mulheres até hoje. “Quando a gente conta uma história, a gente participa dessa história”, afirmou.

A primeira Secretária Nacional de Mulheres do PT, Conceição Nascimento, relembrou os momentos marcantes da história da organização das mulheres do PT. A Secretaria foi criada em maio de 1996, quando Nalu Faria respondia pelas mulheres do PT. A função de Conceição foi estruturar a organização das mulheres nos estados.  “Enfrentamos muita dificuldade em colocar mulheres na direção, ainda tinha questionamentos sobre o ‘fulano de tal’ [homem] que vai ficar fora da Executiva e ele é tão importante”, recordou.

Maria Luiza da Costa (Luizinha), segunda secretária nacional de mulheres do PT, pontuou a importância do projeto de registro, documentação e sistematização da luta feminista no PT. “Mesmo a história contada na academia omite a importância das mulheres do PT e da CUT. Portanto cada vez que a gente pode ter a voz das mulheres, mostrando seu ponto de vista e seu olhar é fundamental”, disse.

Laisy Moriére, terceira secretária nacional de mulheres, também recordou diversos momentos marcantes na luta das mulheres dentro do PT — como o Congresso de 2007  quando foi aprovada a resolução do aborto. “Provamos que, quando temos unidade, a gente faz acontecer. Nós mulheres do PT, e da CUT, sempre deixamos marca na política brasileira. Fomos a primeira entidade que implementou cota, agora discutimos paridade. Tudo que foi feito na lei eleitoral do país sobre mulheres tem o dedo do PT”

Emocionadas, as mulheres exaltaram a iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres, que agora começa a transformar a forma de contar e fazer história dentro do PT. “Todas as mulheres escreveram sua história dentro de seu próprio tempo, sendo sujeitas feministas”, ressaltou Eleonora Menicucci.

Ana Clara Ferrari, Agência Todas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast