Secretarias de Cultura e LGBT do PT lançam nota de repúdio ao ataque à sede do Porta dos Fundos

“Defendemos o respeito à diversidade de orientação sexual, cultural e religiosa” reafirma o documento

Foto: Reprodução

A sede do Porta dos Fundos foi alvo de um ataque terrorista na véspera de Natal. A produtora foi atingida com coquetéis Molotov em uma clara tentativa de intimidação contra o grupo. Um ato inaceitável e incompatível com a democracia.

Grupos de extrema-direita reivindicaram a autoria dos atos violentos, demonstrando que esses grupos reacionários são uma ameaça às liberdades democráticas.

É preciso salientar o caráter LGBTfóbico do ataque contra a produtora, pois o contexto da agressão se deu após a difusão do especial de Natal do Porta dos Fundos intitulado: “A Primeira Tentação de Cristo,” em que Jesus é representado como homossexual.

Esses grupos radicais reacionários querem impor sua visão preconceituosa e violenta para o conjunto da sociedade. Rejeitam o direito à diferença, a pluralidade dos modos de viver e pensar e negam a liberdade de expressão. Tratam LGBTs, mulheres, negros e negras, indígenas, imigrantes e, também, artistas, intelectuais e fazedores de cultura como inimigos e os perseguem.

Não aceitamos a violência. Defendemos o respeito à diversidade de orientação sexual, cultural e religiosa. Por isso, é inadmissível, o uso de religiões que pregam o amor, o respeito, a tolerância e o perdão, para justificar atos violentos e criminosos contra quem quer que seja.

Ressaltamos o silêncio do governo diante deste ato criminoso. Não condenar um ato de violência como esse é emitir um sinal de aprovação à barbárie do terrorismo. Nenhum governo democrático pode ser conivente ou omisso diante de um ato de violência dessa natureza.

A violência é inimiga da democracia. O respeito às diferenças e a liberdade de expressão devem estar entre os pilares de uma sociedade realmente igualitária.

Deste modo, a Secretaria Nacional LGBT e a Secretaria Nacional de Cultura do PT condenam qualquer ato de violência e clamamos que as autoridades investiguem e punam com as devidas sanções legais os perpetradores desse ato terrorista. Basta de ódio e violência.

SECRETARIA NACIONAL LGBT DO PT
SECRETARIA NACIONAL DE CULTURA DO PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast