Secundaristas de todo o Brasil se reúnem na Ocupação da UnB

Além dos estudantes, diversas entidades do movimento educacional também participam nesta segunda e terça-feira da força-tarefa de resistência contra a PEC 55

Estudantes contra os retrocessos da PEC. Foto Lula Marques/Agência PT

Estudantes de ocupações universitárias e secundaristas de todo o Brasil vão se reunir na Ocupação da Universidade de Brasília (UnB), na capital federal, junto com diversas entidades do movimento educacional nesta segunda (14) e terça-feira (15).

A ocupação da Universidade de Brasília espera receber os representantes das quase 200 ocupações e construir uma força-tarefa de resistência.

Com isso, a União Nacional dos Estudantes (UNE) planeja construir uma grande caravana até o Senado Federal no dia 29 de novembro, data em que será votada em primeira instância a PEC 55.

“Vamos trocar experiências, nos organizar e construir uma caravana que vai chamar a atenção da sociedade e mostrar para o Senado e para o governo que os estudantes sabem exatamente o que querem, não queremos essa PEC que pode prejudicar nosso futuro”, destacou o diretor da UNE e estudante da UnB, Iago Montalvão.

Estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ocupada desde o dia 25 de outubro, estarão em Brasília.

“Esperamos não só um posicionamento da UNE a respeito da criminalização dos movimentos sociais, como também que seja decidido o trâmite de organização de transporte e de estrutura para conseguirmos integrar a caravana e, caso a PEC passe já fala-se em ficar lá do dia 28 até a segunda votação no dia 13”, destacou Angelo Peter, presidente do CA de Filosofia.

De acordo com ele, além da luta contra a PEC 55 e o pacote de maldades de Temer na Rural, a ocupação também apoia a luta dos terceirizados da universidade por melhores condições de trabalho. Os professores também decretaram apoio ao movimento.

Os estudantes da ocupação da Universidade Federal do Ceará (UFC), que estão em greve desde o dia 3, também irão a Brasília. “Vamos construir uma grande caravana do Ceará rumo a Brasília com cerca de 200 estudantes para ir ao Senado”, afirmou Luis Carlos de Sousa, do DCE e do CA de Economia.

Segundo ele, na UFC já são 24 cursos ocupados e as assembleias só aumentam. A reitoria se manifestou a favor da legitimidade da manifestação e dos estudantes.

“Estamos vivendo um momento histórico aqui, de forte resistência, as ocupações têm conseguindo fomentar o debate e conscientizar os estudantes sobre os efeitos maléficos da PEC 55”, afirmou.

Formação da Ocupação

Os estudantes já estão na estrada e a caminho da UnB:

OCUPAÇÕES NA ESTRADA Caravana das ocupações do Rio de Janeiro já estão a caminho de Brasília, para reunião em conjunto…

Publicado por UNE – União Nacional dos Estudantes em Domingo, 13 de novembro de 2016

 

Já são mais de 220 universidades ocupadas em todo o Brasil:

221 UNIVERSIDADES OCUPADAS EM TODO O BRASIL!Os estudantes brasileiros confirmam a luta pela educação, são 221…

Publicado por UNE – União Nacional dos Estudantes em Domingo, 13 de novembro de 2016

Da Redação da Agência PT, com informações da UNE

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast