Senadoras e deputadas do PT vencem premiação do Congresso em Foco

Ao todo, 12 parlamentares do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras foram reconhecidas pelo público e júri especializado como as melhores do Parlamento

Gustavo Bezerra

Deputadas e senadoras do PT seguem entre as melhores do Congresso Nacional

As senadoras Augusta Brito (PT-CE) e Teresa Leitão (PT-PE) e as deputadas federais Adriana Accorsi (PT-GO), Ana Pimentel (PT-MG), Benedita da Silva (PT-RJ), Camila Jara (PT-MS), Carol Dartora (PT-PR), Dandara (PT-MG), Dilvanda Faro (PT-PA), Érika Kokay (PT-DF), Maria do Rosário (PT-RS) e Natália Bonavides (PT-RN) mantiveram a tradição petista de figurarem entre as melhores  parlamentares do Congresso Nacional na premiação do Congresso em Foco 2023

A 16ª edição da celebração ocorreu na noite de quinta-feira (21), em Brasília. Foram premiados os melhores parlamentares do ano, na avaliação do público, do júri especializado e de um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso. Também foram premiados  deputados e deputadas  e senadores e senadoras que mais se destacaram nas categorias especiais Defesa da Educação, promovida pelo Todos pela Educação, e Clima e Sustentabilidade, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Pela primeira vez foram distribuídas premiações regionais.

Segundo o PT na Câmara, dos 25 melhores da Câmara, escolhidos pelo público na categoria geral, sete são do PT e, destes, cinco são mulheres: Benedita da Silva, Carol Dartora, Dandara, Erika Kokay e Maria do Rosário. 

A deputada carioca e coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, Benedita da Silva, foi eleita a oitava melhor deputada do Brasil. “Quero agradecer a todas as pessoas que votaram e elegeram o nosso mandato como o oitavo melhor da Câmara dos Deputados, pois sei que isso é fruto de muito trabalho e muito compromisso para que, juntamente com o presidente Lula, possamos reconstruir o nosso país. Parabéns aos realizadores do Prêmio Congresso em Foco por mais uma excelente edição”, celebrou Benedita. 

Além de estar entre as melhores parlamentares na votação virtual realizada pelo júri popular, a deputada mineira Dandara também foi destaque na categoria Defesa da Educação, ficando em primeiro lugar, além de ser a deputada do PT mais votada com 14.733 votos. 

“Estou emocionada e quero agradecer a cada um e cada uma que tornou possível essa grande conquista! Ganhar o 1º lugar da Categoria Defesa da Educação é uma vitória, que significa demais para uma jovem, mulher, negra, de periferia, cotista na graduação e na pós-graduação e que sempre estudou em escola e universidade públicas! O maior compromisso do nosso mandato é avançar em uma agenda de direitos para o nosso povo, pois somente com direitos nós vamos gerar oportunidades e transformar vidas”, disse Dandara. 

A deputada, a mais jovem negra parlamentar do Congresso Nacional, dedicou o prêmio aos seus familiares e ao movimento negro: “Dedico esse prêmio a minha mãe e ao meu pai, ambos professores, que sempre me ensinaram o valor da educação. E também à inteligência do movimento negro, pois juntos conseguimos garantir no primeiro semestre o fortalecimento e continuidade da Lei de Cotas! Nada sobre nós sem nós é possível! Para transformar e avançar!”.

Defensora do Clima 

A jovem companheira e sul-mato-grossense, Camila Jara, foi a segunda deputada mais votada para a categoria Clima e Sustentabilidade pelo júri, além de estar entre as melhores deputadas do Brasil: “Estar ao lado de tantas colegas que lutam por uma sociedade mais justa e menos desigual mostra que não somos um fenômeno isolado, somos um movimento de transformação da política brasileira que veio para ficar e se fortalece cada vez mais. Estou radiante e honrada por estar em três categorias na minha estreia”, declarou.

“Mas esse prêmio não é só meu. Ele pertence a cada pessoa que votou e a minha equipe que trabalhou tanto para conquistá-lo. Sem essas pessoas nada disso seria possível. É uma prova que inspirar e conectar gente que quer mudança vale a pena”, agradeceu a parlamentar.

Depoimentos 

Pela região Nordeste, a senadora pernambucana Teresa Leitão esteve entre as melhores da categoria regional: “Quero expressar minha alegria pela solenidade do Prêmio Congresso em Foco registrar que todos os senadores do PT foram agraciados em uma categoria ou outra, e, no meu caso, fui agraciado em duas categorias, destaque do Nordeste, onde fiquei em segundo lugar, e melhores do Senado, onde fiquei em quinto lugar. Isso é estímulo, é reconhecimento pra gente continuar aperfeiçoando cada vez mais o nosso trabalho em prol da justiça, da democracia, da educação em favor do povo e dando sustentação ao governo do nosso presidente Lula. Sigamos! Sebo nas canelas!”

Assim como Leitão, a senadora cearense Augusta Brito também foi votada como uma das cinco melhores senadoras da região: “Ter o trabalho do nosso mandato reconhecido pelo Prêmio Congresso em Foco é, para mim, uma sinalização muito forte de que o trabalho que estamos desenvolvendo está conectado com as necessidades e aspirações do eleitor. O prêmio é um incentivo para que possamos nos superar, principalmente quando ele vem após apenas 8 meses de trabalho em Brasília. Agradeço ao Congresso em Foco e desejo vida longa ao bom jornalismo e a iniciativas como este prêmio que ajudam a fortalecer a democracia.”

Ao lado da gaúcha Maria do Rosário, a paranaense Carol Dartora foi eleita pelo júri popular como uma das melhores do país. Ambas foram votadas como parlamentares destaques da região Sul. 

“Estou muito grata de em meu primeiro ano de mandato já receber esse reconhecimento. Justo em uma iniciativa do Congresso em Foco que é tão reconhecido. O que eu desejo é continuar trabalhando e fazendo transformação social e ganhar esse prêmio, mostra que estou no caminho certo! Agradeço a todos que votaram e que acreditam em mim e no meu mandato. Agradeço também a toda organização do Prêmio Congresso em Foco. Esse projeto, além de visibilizar os resultados obtidos por nós parlamentares, faz com que a população procure saber um pouco mais sobre o nosso trabalho. Quem ganha é a política, quem ganha é o Brasil”, comemorou Dartora.

Destaques no Centro-Oeste 

Érika Kokay, deputada pelo Distrito Federal, também esteve entre as melhores do Congresso e da região Centro-Oeste. O reconhecimento é uma sinalização do trabalho desempenhado pela companheira, que enfrentou um pedido de cassação de mandato pelo Conselho de Ética há poucas semanas, devido a defesa dos povos indígenas durante a votação do Marco Temporal realizada em maio, na Câmara.  

“Recebi as premiações com muita alegria. É o reconhecimento do nosso trabalho pela democracia e pela liberdade, nossa luta por uma sociedade que não seja capacitista, machista e patriarcalista. Lutar vale a pena e esse reconhecimento nos revigora ainda mais para seguirmos na luta”, celebrou Kokay. 

A delegada e deputada de Goiás Adriana Arccosi também festejou a vitória: “Eu fiquei muito feliz com o resultado da votação e com o prêmio. É uma honra muito grande ser reconhecida como um Destaque da Região Centro-Oeste, isso significa que o trabalho do nosso mandato tem agradado a população. Agradeço a cada voto e sigo focada em tornar o Centro Oeste referência em desenvolvimento e boas políticas públicas”.

Da Redação do Elas por Elas, com informações do PT na Câmara e Congresso em Foco 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast