Setorial de Segurança Pública realiza plenária nacional no sábado

PT contará a partir de agora com a atuação de 17 setoriais estaduais de segurança pública, fato único na história do partido

Site do PT

Neste sábado (4), das 09h30 as 12h30, será realizada a Plenária do Setorial Nacional de Segurança Pública com a apresentação da Chapa Nacional 130 – Segurança Pública Humana e Cidadã e do nome do policial penal Abdael Ambruster para ser o coordenador nacional de Segurança Pública, tendo como vice coordenadora Raquel de Arruda Gomes.

A abertura da plenária nacional, que será transmitida ao vivo pela plataforma Zoom, contará com a participação da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, do ex-ministro de Justiça, Tarso Genro, da secretária nacional de Movimentos Populares, Vera Lúcia Barbosa, além de parlamentares, secretários e lideranças nacionais e estaduais do PT.

De acordo com a coordenação nacional, a constituição de 17 Setoriais Estaduais de Segurança Pública no PT é um fato único na história do partido com relação à construção dos setoriais de segurança pública, pois até 2017 o partido contava com dois setoriais estaduais. As capitais São Paulo e Porto Alegre também fizeram os seus encontros setoriais, contando com os Setoriais de Segurança Urbana em suas respectivas sedes.

“Essa importante construção se deu com a articulação dos operadores de segurança, acadêmicos e a militância que participa junto ao setorial para a idealização de uma segurança pública humana e cidadã, para o enfrentamento a vitimização dos corpos pobres, pretos, periféricos, femininos, lgbtaqia+ e originários do nosso país em razão do atual modelo fracassado de segurança pública, modelo esse que vitimiza inclusive policiais”, afirma Abdael Ambruster.

Segundo Ambruster, o empenho da presidenta Gleisi Hoffmann junto ao Setorial Nacional, bem como os dirigentes estaduais/municipais em seus estados, foi de suma importância para que o partido pudesse avançar junto a essa construção inédita. “Os movimentos sociais, em especial membros do Movimento Policiais Antifascismo, que foram espionados pelo fascista Bolsonaro e o seu ministro da justiça André Mendonça por terem se colocado contra sua política genocida e fascista, também foram importantes para essa constituição”, enfatiza ele.

A Segurança Pública é considerado um tema de suma importância para o Partido dos Trabalhadores, tendo como foco, Segurança Pública Humana e Cidadã, a Coordenação Nacional lançou o slogan, “O Setorial de Segurança Pública como instrumento de enfrentamento ao fascismo”, deixando claro também o enfrentamento a onda nazista que cresceu no Brasil em razão da chegada do genocida a cadeira presidencial”, conclui Ambruster.

Coordenações Estaduais

Os coordenadores dos setoriais estaduais são os seguintes:

Alagoas, Luciano Antônio da Silva

Amazonas, João Victor Taya Lima

Bahia,  Agrimaldo Santos de Souza

Ceará, Cristovão Colombo Cirqueira Ferreira Filho

Distrito Federal, Marcius  Siddartha

Espírito Santo, Inês Simon Ferreira

Goiás, Sandro Ferreira

Minas Gerais, Marcelo Gleidison  Dias Horta

Pará, José Maria Silva de Freitas

Paraná, Maria Nysa Moreira Nanni

Pernambuco, Nickson Monteiro de Araújo

Piauí, Jetam Pinheiro Barbosa –

Rio de Janeiro, Mônica Pinto

Rio Grande do Norte, Fernando Antônio da Silva Alves,

Rio Grande do Sul, Oscar Luís Moiano

São Paulo, Leandro Barcellos Prior,

Tocantins, Gilmar Alves Castro

Chapa Nacional

A Chapa Nacional do Setorial de Segurança Pública é composta pelos companheiros e companheiras:

Raquel Arruda Gomes, Pedro Che, Angela Galvão dos Santos Silva, Jetam Pinheiro Barbosa, Silvia Alyne Soares de Sousa, José Maria Silva de Freitas, Mônica dos Santos Pinto, Lucianno Antonio da Silva, Maria Nyza Moreira Nanni, Marcius Siddartha, Adriana Accorssi, Cristovão Colombo Cirqueira Ferreira, Ana Carolina de Moraes Colombaroli, Agrimaldo Santos de Souza, Eloise Galvão do Santos Barbosa, Oscar Moiano, Alba do Carmo Cardoso, Carlos Henrique Saar Ribeiro, Lorena Pacheco Brandão, Arthur Leonardo da Silva Santos, Brunna Cristinna do Nascimento, Pedro Felipe Cruz Cardosos de Andrade, Janne Ketlein Barbbosa Ferreira, Nickson Monteiro de Araújo, Innes Simon Ferreira, Leonel Guterres Radde, Thamires Andrade da Silva, Oldimar Sergio Alves dos Santos.

Da Redação, com Setorial Nacional de Segurança Pública/PT