Símbolo de resistência, Vigília será o palco de grande ato nacional por Lula

Próximo dia 7 de abril, data em que a prisão política do ex-presidente completa um ano, local receberá caravanas de todo o país, além de artistas e lideranças políticas

Foram quase 72 horas. Era gente de um lado, de outro, todos querendo apenas um abraço, um carinho e segurar bem forte aquele que sempre foi por eles. Mas… em algum momento esse aperto foi pro coração e levaram ele. Era o 7 de abril, um dia que marcou almas, marcou o povo brasileiro. Eram famílias, mulheres, crianças, amigos que não aceitaram o fato e, a partir daquele dia, entoaram um grito que até hoje ecoa: Lula Livre.

Um ano depois, o dia 7 de abril tornou-se uma data marcada por uma nova demonstração de resistência com a realização de grande ato nacional pela liberdade do ex-presidente na Vigília Lula Livre em Curitiba.

A escolha do local, que terá durante o domingo a presença de caravanas vindas de todo o país, carrega todos os simbolismos possíveis. Mais do que materializar o apoio irrestrito a Lula durante ininterruptos 363 dias completados nesta sexta-feira (5), a Vigília é a fortaleza que se mantém de pé para mostrar que a luta pelo ex-presidente é também a luta pelo restabelecimento da democracia.

Por isso, o ato de domingo servirá, mais do que tudo, para reafirmar o que grande parte do Brasil e do mundo já sabe: há violações sérias à Constituição e aos direitos humanos acontecendo no país. “Desde o dia 7 de abril do ano passado estamos aqui para mostrar total lealdade ao presidente Lula, que ele nunca estará sozinho e que nós só sairemos daqui com ele livre e inocentado”, reitera Roberto Baggio, liderança do MST e coordenador da Vigília Lula Livre.

Figura onipresente por ali, Baggio espera que o ato de domingo sirva para corroborar o que chama de “troca mútua de energias” entre a Vigília e Lula. “Tudo o que fazemos aqui serve de alimento para a alma do ex-presidente. As saudações de manhã, tarde e noite, os atos, as visitas, tudo é recebido por ele com entusiasmo e alegria. Por outro lado, nós fazemos questão de seguir à risca toda e qualquer solicitação feita por ele”, completa.

Dia de luta, dia de Lula

A expectativa para o domingo é de casa cheia durante todo o dia. Na parte da manhã, a Vigília recepcionará as caravanas vindas de todo o Brasil e, por volta das 10h, sedia o grande ato nacional por Lula Livre com a presença de lideranças partidárias e representantes de diversos movimentos sociais.

Na parte da tarde o local sediará uma série de atividades culturais com artistas das mais variadas vertentes. Pouco antes de a noite cair, o ato inter-religioso encerra a programação. Nos três períodos, claro, também haverá a tradicional saudação ao ex-presidente, sempre puxada pela militância – desde o primeiro dia, a Vigília não falhou uma única vez sequer em enviar bom dia, boa tarde e boa noite a Lula.

O ato também encerra a Caravana Lula Livre, iniciada por Haddad nesta sexta (5) em Porto Alegre, que passará ainda por Florianópolis no sábado (6) antes de chegar a Curitiba.

Vigília Lula Livre em Curitiba no dia 11 de maio de 2018

Confira a programação: 

6h30: Concentração da militância no Terminal Boa Vista.

7h40: Caminhada do Terminal Boa Vista para a Vigília, com chegada até 8h45.

9h: “Bom dia, Presidente Lula” com as caravanas presentes na Vigília.

10h: Ato de encerramento da Caravana Lula Livre com Haddad.

14h30:  “Boa tarde, Presidente Lula”

14h45 às 16h15: Apresentação cultural com grupos musicais da Vigília.

17h30: Ato inter-religioso

19h: Boa noite presidente Lula.

Jornada Lula Livre

Entre os dias 7 e 10 de abril todas as atenções estarão voltadas para a Jornada Lula Livre, iniciativa que pretender reforçar o posicionamento contrário diante da atual conjuntura política brasileira e ampliar a unidade em torno das lutas em defesa do maior líder popular da história do Brasil.

Com eventos programados em praticamente todos os estados brasileiros e também em diversos outros países, a Jornada Lula Livre terá seu grande ato nacional realizado no dia 7, dia em que a prisão política completa um ano.

A iniciativa é parte da reorganização das estratégias de mobilização dos comitês populares espalhados por todas as regiões da nação e reativa e campanha Lula Livre lançada ano passado. A jornada também se readequará aos lamentáveis desdobramentos políticos que aconteceram no país a partir da eleição de Jair Bolsonaro, como a reforma de Previdência.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast