SNAI convoca prefeitos, prefeitas e vices para encontro nacional

Durante os dois dias de encontros serão debatidos conjuntura nacional, situação financeira dos municípios e destinação de emendas parlamentares.

Lula Marques/Agência PT

Deputado José Guimarães (PT-CE)

O Partido dos Trabalhadores realiza nos dias 2 e 3 de outubro o Encontro Nacional de Prefeitos, Prefeitas e Vices em Brasília. Esse é o primeiro encontro dos eleitos após a eleição da nova Direção Nacional e que compõem a 10ª geração de gestores municipais do PT.

De acordo com o secretário Nacional de Assuntos Institucionais, deputado federal José Guimarães, foram traçados três objetivos para esse encontro: retomar o diálogo entre a Direção Nacional e os prefeitos e prefeitas; discutir os desafios das novas gestões no momento pós-golpe; discutir o impacto da crise financeira e defesa pacto federativo.

“Precisamos retomar o diálogo e a construção partidária entre prefeitos e prefeitas e a Direção Nacional que estava apartada. Nosso segundo objetivo é discutir os desafios das novas gestões depois do modo petista de governar, atualizando as práticas administrativas fundadas na questão da participação popular, da gestão democrática. Nosso terceiro objetivo com esse encontro é discutir essa gestão golpista do governo federal que desconstrói a federação. Isso tem um grande impacto nas gestões dos municípios que estão falidos e precisamos nos movimentos em torno do pacto federativo”, explicou Guimarães.

No segundo dia do encontro, será realizada uma reunião para definir os destinos das emendas parlamentares de senadores e deputados para o próximo orçamento. “Na terça-feira (3) vamos realizar as oficinas para falar sobre as emendas parlamentares e os projetos prioritários”, disse o secretário Nacional de Assuntos Institucionais do PT.

José Guimarães convoca os prefeitos, prefeitas e vices para participarem do encontro como uma maneira se construir uma mobilização coletiva em torno dos desmanches e das perdas vivias no país pós-golpe.

“Na medida em que definimos esses três objetivos, é fundamental os gestores entenderem que a articulação coletiva e a rearticulação de nossa base é essencial para passarmos a tempestade. Quando o PT retomar o poder recuperaremos o resto. É um momento de enfrentamento e construção coletiva”.

O Encontro Nacional de Prefeitos, Prefeitas e Vices do PT será realizado nos dias 2 e 3 de outubro Hotel San Marcos – Setor Hoteleiro Sul Quadra 05 Bloco C – Asa Sul. Brasília / DF.

Da Redação da Agência PT de Notícias