Sudeste: Encontro de pré-candidaturas negras do PT será no sábado

Objetivo dos encontros é debater a atual conjuntura e também preparar e capacitar as lideranças negras do partido que pretendem disputar os cargos de prefeito e vereador no pleito deste ano.

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo realiza no próximo sábado (30) mais um Encontro Regional de Pré-candidaturas Negras do PT, através de videoconferência, devido às restrições sanitárias para combater a pandemia do Covid-19 em todo o país.

Objetivo dos encontros é debater a atual conjuntura e também preparar e capacitar as lideranças negras do partido que pretendem disputar os cargos de prefeito e vereador no pleito deste ano.

Desta vez serão contempladas as pré-candidaturas de negros e negras petistas da região Sudeste. A videoconferência será realizada das 9h30 às 16h.

Sobre a nova etapa dos encontros virtuais promovidos pela SNRC-PT, o secretário nacional Martvs das Chagas, acredita que haverá o mesmo empenho e participação que ocorreram nos eventos das regiões Sul e Nordeste.

E segundo ele, a partir dos encontros virtuais será reapresentada pela Secretaria a campanha “Um Voto com Raça” que irá sugerir uma série de ações, proposições e encaminhamento para a atuação nas campanhas eleitorais.

Leia abaixo a íntegra da entrevista do secretário nacional de Combate ao Racismo, Martvs das Chagas:

Qual a sua avaliação dos encontros virtuais que foram realizados até agora, no Sul e no Nordeste?

Entendendo que se trata de uma novidade, por ser virtual, penso que a resposta que tivemos até o momento foi muito satisfatória, afinal muitas pessoas para estarem participando têm que superar as dificuldades advindas do manejo de ferramentas digitais. Considerando as avaliações realizadas ao final de cada encontro podemos considerar a iniciativa exitosa.

– A participação das pré-candidaturas de negros e negras do PT está dentro do previsto pela Secretaria?

Nossas pré-candidaturas estão inseridas num contexto social onde a população negra ainda encontra obstáculos para acessar as novas tecnologias. Levando isso em consideração a presença e a interação das pessoas participantes superam nossas expectativas.

– Para o próximo encontro que será no Sudeste, por ser uma região de maior densidade eleitoral, qual a expectativa da SNCR?

Acreditamos que teremos o mesmo empenho e participação das demais regiões considerando a proporcionalidade de habitantes e pré-candidaturas, uma vez que a proposta do Encontro está sendo bem recebida pela companheirada que está colocando seus nomes à disposição do PT.

– Além dos encontros virtuais, a SNCR tem feito algum outro tipo de gestão para estimular lideranças negras a entrarem na disputa para prefeito e vereador no país?

A partir dos encontros regionais, vamos reapresentar a campanha Um Voto com Raça e com Classe que para além de estimular a participação de negros e negras como candidatos e candidatas sugere uma série de ações, proposições e encaminhamentos para a atuação na campanha propriamente dita, o que deverá se intensificar após a homologação das candidaturas pelos diretórios municipais.

– Atualmente, o PT tem quantos negros e negras nos cargos de prefeito/a e vereador/a no

Brasil?

Não temo um levantamento preciso a respeito disso. Porem, com certeza qualquer número que tenhamos será bem aquém da representação da população negra na sociedade brasileira.

– Faça uma convocação da militância negra do PT para o próximo encontro virtual.

Temos uma grande tarefa que é aumentar a representação social e política das pessoas negras em todo o país. As eleições municipais de 2020 é um dos principais vetores para o aumento dessa representação. Assim queremos convocar as pré-candidaturas negras petistas a estarem conosco no Encontro Regional Sudeste.

Secretaria Nacional de Combate ao Racismo/PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast