Temer mente sobre dados econômicos em propaganda enganosa

Em propaganda sobre 120 dias, Temer exagera dados sobre dólar, risco Brasil, estatais, cargos comissionados e até comércio exterior

Lula Marques/Agência PT

À frente de um governo ilegítimo, o presidente golpista deverá evitar o vexame de se candidatar

O governo golpista de Michel Temer (PMDB) alterou dados econômicos em uma falsa propaganda sobre os primeiros 120 dias do seu governo ilegítimo.

Segundo reportagem do UOL, Temer alterou informações e considerou dados do governo da presidenta eleita Dilma Rousseff (PT) para justificar melhorias econômicas.

Foi o caso da valorização de empresas estatais, como a Petrobras, a Eletrobras e do Banco do Brasil. Os números apresentados pelo golpista estão exagerados. Temer divulgou uma valorização de 114%, 237% e 98%, respectivamente. Mas, segundo dados do UOL, essa variação foi de 15,3%, queda de 8,35% e alta de 19%.

Isso sem contar que parte dessa valorização em grande parte está ligada a fatores externos, como a recuperação do preço do petróleo no mercado internacional.

Temer também mentiu sobre dados do comércio exterior.  Segundo a propaganda enganosa, durante a gestão Temer, a balança comercial apresentou um saldo positivo de U$ 45 bilhões. Mas, na realidade, desde que assumiu, o resultado do comércio exterior apresentou uma piora de 20% em relação ao período imediatamente anterior.

Outro dado alardeado foi a diminuição do Risco Brasil. O governo Temer alega que houve uma redução nesse parâmetro quando, na realidade, houve um aumento. Temer afirma que houve uma valorização do Real no período, o que também é mentira.

Outra mentira é sobre os cargos comissionados. Segundo o governo golpista, foram extintos 14,2 mil cargos comissionados. Só que Temer substituiu os comissionados na mesma quantidade por cargos de “Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE)”. Na prática, não reduziu nada.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast